Loja do munícipe de Vila Franca de Xira vai ter atendimento online
Moradores vão poder tratar de documentação relacionada com os serviços da câmara de forma mais rápida, menos burocrática e no conforto das suas habitações.
A Loja do Munícipe de Vila Franca de Xira assinalou os seus quatro anos com a apresentação de um projecto de atendimento online, que promete ser mais rápido, eficaz e confortável para os moradores daquele concelho.
O novo atendimento online é feito a partir da página inicial do município na Internet, numa área de registo prévio que pode ser feito com o Cartão do Cidadão ou, para quem não o tenha, através de credenciais pedidas num balcão dos serviços. Para além de outros serviços podem ser preenchidos e submetidos online um conjunto de formulários e requerimentos que abrangem áreas como veículos, trânsito, actividades económicas ou reserva de equipamentos municipais para eventos. A ambição é que, gradualmente, todos os serviços municipais de atendimento, em todos os seus domínios de actividade, passem a estar disponíveis na nova plataforma online.
231 mil atendimentos em quatro anos
A apresentação realizou-se no palácio da Quinta da Piedade no dia 28 de Outubro, altura em que se apresentaram também alguns dados estatísticos dos últimos quatro anos de funcionamento daquele serviço. Foram realizados, desde a sua abertura, 231.472 atendimentos presenciais, que resultaram no registo de 207.497 documentos e foram atendidas 239 mil chamadas.
A ocasião serviu também para o presidente do município, Alberto Mesquita, dar a conhecer a uniformização da imagem e do fardamento que passa a ser igual quer na Loja do Munícipe em Vila Franca de Xira quer nas delegações dessa loja na Póvoa de Santa Iria e de Alverca do Ribatejo.
Alberto Mesquita realçou também a abertura do balcão da inclusão, que funciona desde Abril e que tem representado “um grande avanço” na relação com a comunidade, provando que em Vila Franca de Xira “ninguém fica para trás”.
A falta de pessoal para manter um bom nível de serviço é outra das preocupações do autarca, que confessou, à margem da cerimónia, estar a preparar-se para em breve apresentar uma proposta em reunião de câmara visando a contratação de mais técnicos para este serviço.