uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Alves Redol e os seus ilustradores inaugura a 9 de Novembro

Inaugura dia 9 de Novembro, sábado, pelas 16h00, no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, a exposição “Raízes de uma Colecção: Alves Redol e (seus) Ilustradores”. É uma iniciativa da Câmara de Vila Franca de Xira que assinala os 80 anos sobre a publicação do romance “Gaibéus” e também os 50 anos passados sobre a morte de Alves Redol.
Com curadoria de Luísa Duarte Santos esta exposição tem como ponto de partida a obra literária daquele que é considerado um dos maiores e mais emblemáticos autores do movimento neorrealista português. Incidindo sobre a vertente da ilustração que podemos encontrar em muitos dos livros de Alves Redol, encontram-se obras da autoria de muitos artistas fundamentais do movimento neorrealista, tais como Antero Ferreira (ilustrador de Gaibéus), Júlio Pomar (Horizonte Cerrado), Lima de Freitas (Olhos d’Água), Rogério Ribeiro (A vida mágica da sementinha: uma breve história do trigo), ou Manuel Ribeiro de Pavia, ilustrador de diversos trabalhos de Alves Redol.
Incluem-se ainda nesta mostra retratos do próprio autor em pintura, desenho, caricatura e escultura. “Raízes de uma Coleção: Alves Redol e (seus) ilustradores” está em exibição até 23 de Fevereiro de 2020 e tem entrada livre.

Mais Notícias

    A carregar...