Guia promove Caminhos de Santiago que cruzam a região
Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo lançou publicação com dicas úteis e informação detalhada sobre os vários percursos existentes na sua vasta área de abrangência.
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) lançou recentemente o Guia dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo, tendo distribuído dezenas de exemplares durante a sessão inaugural do Festival Nacional de Gastronomia, que decorreu em Santarém até domingo, 3 de Novembro.
A publicação reflecte a aposta que a ERTAR tem feito na estruturação desse produto turístico com elevado potencial, designadamente com a colocação de nova sinalização informativa ao longo das várias rotas que atravessam a região ribatejana.
“Quando avançámos para a estruturação dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo tínhamos a convicção de que mais do que estruturar um produto estávamos a criar uma marca com alma e coração que atravessasse a região”, escreve o presidente da ERTAR, António Ceia da Silva, no preâmbulo do Guia.
Ceia da Silva mostra-se convicto que a aposta na estruturação e promoção dos Caminhos de Santiago no Alentejo e Ribatejo vai permitir trazer um perfil de peregrino diferente para esta zona e, com isso, potenciar o aparecimento de mais unidades de alojamento.
Em ocasiões anteriores Ceia da Silva já tinha realçado a importância do papel da iniciativa privada nesta aposta, referindo ser imperativo que os agentes privados no ramo da restauração e hotelaria estejam sensibilizados para acolher este novo conceito de turista.
O Guia, com cerca de 200 páginas e profusamente ilustrado, fornece dicas úteis para os caminhantes e informação detalhada sobre os três percursos e respectivas etapas, bem como sobre as localidades que são atravessadas. No caso da Lezíria do Tejo - parte do distrito de Santarém que integra a ERTAR -, são abrangidos os municípios de Coruche, Benavente, Salvaterra de Magos, Almeirim, Azambuja, Cartaxo, Santarém e Golegã.
A informação sobre o Caminho Central vai de Ameixial (Algarve) até Tomar. O Caminho Central via Tejo tem informação sobre o trajecto de Vila Franca de Xira a Santarém. O Caminho Nascente detalha o percurso entre Alcoutim (Algarve) e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).