uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Seis concertos, visitas guiadas e missa no Festival de Órgão de Santarém
Inês Barroso, Mário Rebelo e Eva Neves no final da apresentação do FÓS

Seis concertos, visitas guiadas e missa no Festival de Órgão de Santarém

Programa decorre entre 8 e 17 de Novembro em seis igrejas da cidade.

Seis concertos, seis visitas guiadas com mini-recitais e uma missa dominical marcam a segunda edição do Festival de Órgãos de Santarém (FÓS), que decorre entre os dias 8 e 17 de Novembro, em seis igrejas da cidade que albergam órgãos históricos restaurados.
Na apresentação do evento, as três entidades promotoras – Câmara de Santarém, Misericórdia de Santarém e Diocese de Santarém - realçaram o facto de Santarém ser a cidade do país “com mais órgãos históricos restaurados num raio de um quilómetro” (sete no total). O Provedor da Misericórdia de Santarém, Mário Rebelo, recordou que a iniciativa esteve para não acontecer este ano por falta de interesse do Conservatório de Música e Artes do Centro (Fátima), entidade que fez parte da organização na primeira edição. Mas, refere, a sua instituição, o município e a diocese juntaram-se e, em Fevereiro deste ano, começaram a trabalhar para que o FÓS fosse novamente uma realidade.
A vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, destacou a importância da recuperação dos seis órgãos históricos da cidade e congratulou todos os que têm trabalhado para o projecto Santarém Cultura, do qual faz parte o FÓS.

Órgão e guitarra portuguesa na abertura
O programa arranca no dia 8 de Novembro, pelas 21h00, na igreja de Marvila, com um concerto que junta o organista António Esteireiro e Pedro Caldeira Cabral na guitarra portuguesa. Para os dias 9 e 16 à tarde estão agendadas duas visitas guiadas pelos órgãos históricos de Santarém com o primeiro músico a convidar a um percurso com mini-concertos pelas igrejas de Alcáçova (Hélia Castro no canto e Daniel Nunes no órgão), Piedade (Paulo Bernardino no órgão solo) e Sé Catedral (Marta Cruz no órgão e Coro do Círculo Cultural Scalabitano). O segundo percurso passa pelas igrejas de Marvila (Hélia Castro no canto e Daniel Nunes no órgão), Misericórdia (Marta Cruz no órgão e Coro do Círculo Cultural Scalabitano) e São Nicolau (Lídia Correia no órgão solo).
No dia 9, pelas 21h30, na igreja da Piedade, tem lugar o concerto com o organista Paulo Bernardino e no dia 10, pelas 17h00, na igreja de São Nicolau, actuam a soprano Fabiana Magalhães e o organista Rui Soares. A igreja da Misericórdia recebe no dia 15, pelas 21h30, um concerto com o grupo coral Moços do Coro, sob direcção de Nuno Almeida, e o organista Jorge Garcia.
No dia 16, pelas 21h30, na Sé Catedral, será possível ouvir a Orquestra Filarmónica das Beiras, dirigida por Fernando Marinho, e a organista Laura Silva Mendes. O festival encerra no dia 17 de Novembro, pelas 11h00, na Sé Catedral, com uma missa dominical que será integralmente cantada pelo coro dos jovens cantores do Schola Cantorum da Catedral de Santarém e acompanhada ao órgão por David Paccetti Correia, sob a direcção de Pedro Rodrigues.

Seis concertos, visitas guiadas e missa no Festival de Órgão de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...