Colocar a esquadra da polícia mais perto do bairro onde vivem os ciganos
Na segunda-feira, 4 de Novembro, foi aprovado o estudo prévio para a construção da nova esquadra da PSP do Entroncamento. A construção de uma nova esquadra ou a adaptação de edifícios para a nova esquadra é um assunto com barbas e não vale a pena embandeirar em arco com a aprovação deste “estudo prévio” porque nestas coisas é melhor esperar até a obra estar pronta e com polícias lá dentro.
O que me leva a escrever é ter-se recuperado uma também antiga ideia de tirar a polícia da freguesia de S. João Baptista (zona sul da cidade) e de a colocar na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, junto ao bairro social Frederico Ulriche, onde moram a maioria das famílias ciganas.
Há mais de dez anos a câmara municipal, então do PSD, disponibilizou um terreno para a esquadra, no enfiamento daquele bairro, numa zona onde estava a ser demolido um bairro de casas pré-fabricadas que tinha alojado retornados das ex-colónias e que depois albergara ciganos mas a esquadra não foi construída. Já com o actual presidente, Jorge Faria, do PS, a câmara tem vindo a demolir, à medida que ficam desocupadas, as casas do bairro mais próximas de blocos de apartamentos onde moram pessoas que regularmente se queixam dos ciganos. Com a esquadra ali pertinho seria um grande avanço para “pacificar”, digamos assim, aquela zona.
Joaquim Jorge