
Orçamento da Câmara de Santarém prevê muitas obras para 2020
Documento prevê quase 18 milhões de euros de investimentos em 2020, em grande parte financiados por fundos comunitários.
O executivo da Câmara de Santarém aprovou na tarde de quarta-feira, 30 de Outubro, o orçamento do município para 2020, no valor de 61,5 milhões de euros, dos quais 17,7 milhões são para investimento, em grande parte com financiamento da União Europeia.
A segunda metade do mandato vai ser de concretização de projectos há muito falados, como a requalificação das avenidas Afonso Henriques, António dos Santos e 5 de Outubro, a reabilitação das igrejas de Santa Iria e de São João do Alporão, a construção dos pavilhões das escolas de Alcanede e Pernes, a continuação da consolidação das encostas e a remodelação do mercado municipal de Santarém.
O orçamento foi aprovado pela maioria PSD, com os vereadores do PS a optarem pela abstenção, reconhecendo a importância de algumas das obras previstas mas considerando que devia haver um maior investimento em infraestruturas desportivas, área em que consideram o concelho deficitário.
Nesse capítulo, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), contrariou essa visão referindo que está prevista a requalificação do Campo Chã das Padeiras, a criação de um relvado natural para o futebol e râguebi no complexo da Escola Superior Agrária bem como os dois pavilhões desportivos nas escolas de Alcanede e Pernes, que vão servir também a comunidade.
Ricardo Gonçalves destacou ainda o aumento dos duodécimos a transferir para as juntas de freguesia (1,2 milhões de euros no total) e para o associativismo cultural (372 mil euros) e desportivo (542 mil euros). E sublinhou a continuidade de redução da dívida, que em 2020 se prevê descer mais dois milhões de euros, bem como a redução gradual dos impostos municipais. Refira-se que a meio de Setembro a dívida total do município era de 46,5 milhões de euros.

Mais Notícias
Destaques

Um casal de artistas que trocou a capital pela pacatez do Ribatejo

Cavalos, castanha assada e água-pé na Golegã até ao São Martinho
