uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Valamatos diz que é preciso contenção no investimento

Orçamento da Câmara de Abrantes para 2020 vai ser de 36,7 milhões de euros, um pouco menor do que o deste ano.

O orçamento da Câmara de Abrantes para o próximo ano vai ser de 36,7 milhões de euros, menos 1,3 por cento que o orçamento de 2019. O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS) - que pela primeira vez liderou um processo de elaboração do orçamento, após ter substituído no cargo Maria do Céu Albuquerque há oito meses - justifica a redução com a necessidade de haver maior contenção no investimento. Nesse sentido, prevê-se uma diminuição das despesas de capital (verbas para obras) de 17%.
Valamatos sublinhou também o aumento das despesas correntes (nomeadamente com pessoal), que teve uma taxa de crescimento de 19,8%, situando-se em cerca de nove milhões de euros. O autarca recordou que cerca de 30 trabalhadores, que estavam em situação precária, entraram para os quadros da câmara e houve reposição de salários.
O Museu de Arte Contemporânea Charters d’Almeida, o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes e o Centro Escolar de Abrantes (que vai ser construído no local do antigo Colégio Nossa Senhora de Fátima) são as obras com maior peso financeiro para o próximo ano. “Temos feito investimentos muito significativos nos últimos anos, o que tem aumento o orçamento na despesa total. Estamos a consolidar alguns dos projectos anteriores e estamos a pensar e reorganizar algumas estratégias de desenvolvimento para o futuro do concelho. É importante travar na despesa para continuarmos a ser um município cumpridor e bom gestor das suas contas. Não poderíamos permitir que os orçamentos fossem sempre inflacionando”, considerou Valamatos em reunião de câmara.
Em relação à construção do novo edifício da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) estão inscritos 50 mil euros para o próximo ano, um milhão de euros para 2021 e cerca de um milhão e 200 mil euros para 2022. O autarca afirma que as novas instalações da ESTA, no Parque de Ciência e Tecnologia, são um projecto estruturante para a cidade que depende de fundos comunitários.

Oposição vota contra
Os vereadores da oposição votaram contra o orçamento da Câmara de Abrantes para 2020. Rui Santos (PSD) considera que é a continuação de anos anteriores. “Existem diversos investimentos que são desnecessários. Não é com este orçamento que preparamos o futuro do concelho”, criticou.
Armindo Silveira, do Bloco de Esquerda, afirma que o orçamento reflecte o programa eleitoral do PS e que será a primeira vez que vai incidir no orçamento municipal alguns encargos financeiros derivados das transferências de competências, processo contra o qual está.

Mais Notícias

    A carregar...