uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Tomar avança com projecto pioneiro de iluminação pública inteligente

A Câmara de Tomar avançou com um projecto pioneiro de iluminação pública inteligente para substituição total de luminárias com a colocação de 13.772 lâmpadas LED ao longo de seis meses nas onze freguesias. O projecto teve início na freguesia de Paialvo e a substituição será feita pela empresa Ferrovial, num contrato de cerca de 8,9 milhões de euros. O projecto vai ainda ter um sistema inovador, desenvolvido pela Softinsa/IBM, que permite a comunicação e monitorização em tempo real em rede. No caso de existir uma falha numa luminária, alerta automaticamente o piquete da autarquia para a sua manutenção ou reparação.
A presidente do município, Anabela Freitas (PS), pretende que Tomar se continue a afirmar no conceito “Smart Human City”. Ao longo dos próximos seis meses vão ser instalados mais de 13 mil LED em todas as freguesias do concelho. A conversão para o novo sistema tecnológico permite que a Câmara de Tomar tenha uma poupança de dois milhões de euros. A autarca refere que a autarquia paga cerca de um milhão de euros em iluminação pública por ano e espera que haja uma poupança de cerca de 11 milhões nos próximos 16 anos.
Na última sessão camarária o executivo municipal aprovou um acordo com a EDP para implementação do projecto de promoção de eficiência energética na iluminação pública no concelho. Desde 25 de Outubro que as luminárias passam a ser propriedade da Câmara de Tomar, à excepção de algumas luminárias LED que já tinham sido colocadas pela EDP. No final da instalação das luminárias está prevista uma campanha de divulgação feita pelo município e pela EDP para informação à população como devem proceder em caso de avaria consoante a área de residência e as luminárias afectadas.

Mais Notícias

    A carregar...