uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
José Cid recebe Grammy e promete mais canções de amor e a favor do planeta
foto DR José Cid recebeu Grammy em Las Vegas (Estados Unidos da América) no dia 13 de Novembro

José Cid recebe Grammy e promete mais canções de amor e a favor do planeta

Na cerimónia em que recebeu o Grammy de Excelência Musical, da Academia Latina de Gravação, José Cid, músico natural da Chamusca, prometeu continuar a cantar canções de amor e de ternura, e considerou muito importante que um país tão pequenino como Portugal tenha sido lembrado.
“Vou continuar a cantar, a cantar as minhas canções de amor, as minhas canções de ternura, mas também as minhas canções de ódio, contra a segregação racial, contra o racismo, contra a energia nuclear e contra a poluição, a favor das pessoas que mais necessitam, a favor deste planeta”, disse José Cid, na Academia Latina de Gravação, numa cerimónia que decorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, a 13 de Novembro.
Além de José Cid, também Eva Ayllón, Joan Baez, Lupita D’Alessio, Hugo Fattoruso, Pimpinela, Omara Portuondo e José Luis Rodríguez “El Puma” receberam o mesmo galardão.
Em Agosto, quando a Academia Latina de Gravação anunciou que José Cid iria receber o prémio, o músico disse que esta distinção era “o corolário de muitos anos de trabalho, teimosia e persistência” e lamentou que as grandes editoras não apostem mais em Portugal.
Na página oficial da Academia Latina de Gravação é referido, num pequeno texto dedicado ao músico português, que o surgimento de sua banda cover Os Babies, em 1956, marcou um momento de ‘antes e depois’ para o pop rock em Portugal. O seu grupo seguinte, o Quarteto 1111, criou as bases do rock português, com uma forte tonalidade psicadélica e lançamentos inovadores, como o enorme sucesso de 1967 ‘A Lenda De El-Rei D. Sebastião’. Continuando como artista a solo, em 1978 lançou ‘10000 Anos Depois Entre Vénus e Marte’, considerado uma obra-prima do rock progressivo”.

José Cid recebe Grammy e promete mais canções de amor e a favor do planeta

Mais Notícias

    A carregar...