Contentores para lixo orgânico em algumas freguesias de Abrantes
Presidente do município voltou a apelar ao civismo na utilização dos recipientes para deposição de resíduos.
Algumas freguesias do concelho de Abrantes vão dispor de um novo contentor para reciclagem de lixo orgânico, a título experimental. O presidente do município, Manuel Valamatos (PS), explicou, em reunião de câmara, que a Valnor – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos pretende avançar com esse projecto nos concelhos de Abrantes, Castelo Branco e Portalegre. “Vão ser feitas candidaturas ao Fundo Social Europeu para que possam vir a ser instalados no nosso concelho, em algumas freguesias, numa primeira fase de modo experimental para ver como decorre”, referiu.
Valamatos ainda não saber quais são as freguesias onde o projecto vai ser instalado. Depois de recolhido o lixo orgânico é transformado num composto que pode ser vendido, assim como a energia que resulta deste processo. O ecoponto público de resíduos orgânicos vai permitir que a Valnor tenha mais resíduos para tratar, o que produz mais energia eléctrica e aumenta a venda de composto.
O objectivo da compostagem é diminuir o desperdício e aumentar a produção de composto orgânico. “Esta é uma boa novidade porque com este novo contentor vamos ver retirados dos contentores verdes muitas toneladas de lixo orgânico”, referiu Valamatos.
O presidente da Câmara de Abrantes voltou a apelar ao civismo das pessoas e à forma como utilizam os contentores. Manuel Valamatos contou que recentemente foi colocado um contentor novo e dois dias depois já estava com um cheiro insuportável devido à má utilização de algumas pessoas que despejam o lixo directamente no contentor sem o acondicionar num saco.
O vereador do Bloco de Esquerda defendeu que seja feita uma campanha de sensibilização junto da população para que utilize os contentores de forma adequada. Armindo Silveira sugeriu que os prevaricadores sejam multados de forma a combater a má utilização dos contentores do lixo.
Mais Notícias
Destaques
