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Do sonho de ser piloto de aviões a técnico de electrónica
Manuel Pereira é técnico de electrónica e gerente da TV Pereira em Vila Franca de Xira

Do sonho de ser piloto de aviões a técnico de electrónica

A TV Pereira é uma loja enraizada na vida de Vila Franca de Xira e são poucos os que nas últimas quatro décadas não repararam lá uma televisão ou um electrodoméstico. Manuel Pereira é o rosto de um negócio onde a principal luta é a mesma do restante comércio da cidade: falta de estacionamento.

A honestidade, seriedade e confiança são valores fundamentais para conquistar a confiança dos clientes sem a qual o sucesso de um negócio não é possível. A ideia é defendida por Manuel Pereira, 71 anos, dono da TV Pereira de Vila Franca de Xira. Desde 1980 que a sua loja tem sido o porto seguro de electrodomésticos que entram avariados e saem como novos. Do negócio inicial de reparação de televisões e sistemas de áudio evoluiu para o comércio e venda de novos electrodomésticos, como frigoríficos, máquinas de lavar roupa e loiça e televisões. Manuel também vai aos domicílios orçamentar reparações em electrodomésticos que tenham avariado.
Nascido em Alenquer acabou por ser em Vila Franca de Xira que fez a sua vida. É técnico de electrónica, profissão que aprendeu por sua conta e que aprofundou durante os três anos em que serviu na carreira militar onde era rádio-montador. Em miúdo tinha o sonho de ser piloto de aviões quando do moinho de vento do avô via os aviões a levantar voo e aterrar na base aérea da Ota. “Ainda hoje sou um apaixonado pela aviação e conheço todos os aviões da primeira e segunda guerras mundiais. Quando passo perto de um aeroporto tenho sempre de dar a volta por trás para ver os aviões a aterrar”, conta a O MIRANTE.
O seu primeiro emprego foi na construção civil aos 13 anos. Daí passou para a Praça da Figueira, em Lisboa, onde trabalhou numa loja até aos 20 anos. Ingressou na tropa e em 1980 decidiu avançar por conta própria na reparação de equipamentos electrónicos, sobretudo televisões.
Confessa-se um apaixonado pela profissão em que é preciso estar actualizado com os equipamentos e tecnologias que surgem. “O que é mais desafiante no meu trabalho é a assistência técnica. Cheguei a trabalhar de noite e de dia a reparar televisões. Houve um período em que entravam uns 30 aparelhos por dia para reparar na oficina. Era intenso”, recorda.
Hoje o fluxo de trabalho é menor mas isso só garante mais qualidade no serviço, assegura Manuel, que dá sempre garantia do trabalho executado. “Quando me perguntam o que fazer digo sempre que vale a pena ver o que os aparelhos têm. Às vezes não há mesmo hipótese de reparar porque ao fim de cinco anos os fabricantes deixam de fornecer peças, sobretudo placas electrónicas. Mas nem sempre o avariado é sinal de ir para o lixo. Nas novas televisões já se reparam os painéis LED. Não fica caro e às vezes consegue-se salvar o aparelho”, conta.
Uma história diferente passa-se nas máquinas da roupa ou frigoríficos, em que os novos aparelhos são cada vez mais eficientes e consomem menos energia e por vezes a sua reparação não compensa. “Na dúvida o ideal é avaliar caso a caso”, conta.

Estacionamento é um problema
Para Manuel Pereira um dos maiores problemas sentidos pelo comércio é a falta de estacionamento, que impede muitos clientes de comprarem no comércio tradicional. “No comércio tradicional há maior proximidade com os clientes. Estou sempre aqui para o que for necessário e levo a mercadoria ao cliente e instalo em casa. Nas grandes superfícies a única vantagem que têm hoje em dia é o estacionamento à porta”, nota.
Manuel Pereira lamenta que as recentes obras realizadas junto à sua loja, no eixo Quinta da Mina – Santa Sofia, tenham reduzido os lugares disponíveis para estacionamento e diz que é preciso um novo olhar sobre o problema. “Cada vez vive menos gente na cidade. As pessoas mais velhas vão morrendo e os novos não vêm ao comércio tradicional. Se pudesse a primeira coisa que melhorava era o estacionamento”, conclui. O seu sonho para o futuro é manter a porta aberta e continuar a servir bem os clientes.

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