uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Diabetes afecta um milhão de portugueses e quase metade não sabe
Cristina Esteves, responsável pelo Núcleo de Diabetes do HDS revelou, em 2018, que ali eram atendidos cerca de 1.800 pacientes por ano

Diabetes afecta um milhão de portugueses e quase metade não sabe

Inspirada na música de António Variações “O Corpo é que paga” a campanha, lançada por ocasião do Dia Mundial da Diabetes, visa reforçar a importância da manutenção de um estilo de vida saudável na prevenção da doença.

Inspirada na música do cantor António Variações “O Corpo é que paga”, a campanha lançada em Portugal a 14 de Novembro visa reforçar o facto de um estilo de vida mais saudável poder ter um grande impacto na prevenção da diabetes e utiliza imagens do coração e dos rins, dois dos principais órgãos afectados por esta patologia.
Estima-se que em Portugal a diabetes afecte um milhão de cidadãos de todas as idades e sabe-se que 30% das pessoas que sofrem de AVC ou enfarte do coração têm a doença. Já no caso das pessoas que fazem diálise, cerca de 40% dos casos devem-se também à diabetes.
Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal é o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência da doença. Dados indicam que a diabetes afecta 13,3% da população com idades entre os 20 e os 79 anos, das quais 44% desconhecem ter a doença. Diariamente são diagnosticados com diabetes em Portugal cerca de 200 novos doentes.
Em conversa com O MIRANTE, em conversa com O MIRANTE, a responsável pelo Núcleo de Diabetes do Hospital Distrital de Santarém, Cristina Esteves, revelou que essa unidade acompanha cerca de 1.300 pacientes com uma média de 2.300 consultas anuais, asseguradas por uma equipa de cinco profissionais.. A responsável adiantou que cerca de 90% dos pacientes chegam à consulta num estado muito avançado da doença e que é cada vez mais urgente sensibilizar a população para os malefícios da ingestão excessiva de sal e de açúcar e consciencializá-la para um estilo de vida saudável.
O Programa Nacional para a Diabetes estabelece como metas evitar que 30 mil pessoas com maior risco de ter diabetes venham a ter a doença; que 30 mil pessoas que têm a diabetes saibam que têm a doença; e diminuir em 5% o número de pessoas com diabetes que morrem antes dos 70 anos.
A campanha “Quando a cabeça não tem juízo”, promovida pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Diabetologia e do Instituto Mundipharma, inclui cartazes, banners, conteúdos nas redes sociais das entidades que promovem a iniciativa e um vídeo de sensibilização para a doença.
Instituído pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta à crescente prevalência da diabetes no mundo, o Dia Mundial da Diabetes foi adoptado pelas Nações Unidas no âmbito de um movimento a que foi dado o nome Unidos pela Diabetes, em 2006.

Diabetes afecta um milhão de portugueses e quase metade não sabe

Mais Notícias

    A carregar...