uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Falta de passeios põe vidas em risco entre Vialonga e Póvoa de Santa Iria
Túnel pedonal e rodoviário que une as freguesias de Vialonga e Póvoa de Santa Iria é muito procurado pela população

Falta de passeios põe vidas em risco entre Vialonga e Póvoa de Santa Iria

Na última semana uma idosa caiu numa valeta ao desviar-se de um automóvel. Junta de freguesia diz que os acidentes são frequentes. Câmara concorda que é altura de se fazer alguma coisa.

A falta de passeios na chamada estrada do túnel, que liga Vialonga à Póvoa de Santa Iria, continua a colocar em risco a vida de quem ali passa a pé e na última semana uma idosa foi mesmo transportada ao hospital depois de cair dentro de uma valeta quando se desviava de um automóvel. O troço é apertado – dois automóveis que se cruzam cabem à justa – e por isso os peões caminham no local sempre com o credo na boca.
Na última semana o assunto voltou a ser tema de alertas na reunião de câmara que se realizou na freguesia de Vialonga e o presidente do município de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, reconheceu que é chegado o momento de dar passos decisivos com vista a resolver o problema.
É preciso construir um passeio na zona, mas os proprietários dos terrenos envolventes à estrada não o querem ceder ao município e pedem um valor elevado pela venda, o que tem deixado o negócio em banho maria há décadas. “Não tem sido nada fácil, as dificuldades são mais do que muitas. Esperamos que no futuro se resolva senão teremos de ir para a solução extrema que é avançar com a expropriação”, alertou Alberto Mesquita.
Também o presidente da Junta de Vialonga, José António Gomes (CDU), avisa que a situação actual é “muito perigosa” e que um destes dias haverá mesmo acidentes fatais na zona. “A mulher seguia pelo túnel para apanhar o passeio do lado da Póvoa, meteu o pé em cima de uma laje de cimento e foi ela e a laje para a valeta com um metro de profundidade. Escangalhou a perna toda”, lamenta o autarca.
O túnel que une as duas localidades foi alvo de uma intervenção de melhoria por parte da câmara municipal no Verão de 2017, que visou dar mais segurança à passagem, mas o problema do passeio ficou por resolver. A passagem é usada diariamente por milhares de automobilistas, porque permite poupar tempo e distância na ligação entre as duas localidades.

Falta de passeios põe vidas em risco entre Vialonga e Póvoa de Santa Iria

Mais Notícias

    A carregar...