uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Hospital Vila Franca de Xira deu apoios a alunos da região
foto DR Oito jovens da região candidataram-se às bolsas atribuídas pelo hospital. Duas ficaram por entregar por falta de participantes

Hospital Vila Franca de Xira deu apoios a alunos da região

O regulamento de atribuição de bolsas de estudo a jovens alunos da região servida pelo Hospital Vila Franca de Xira vai ser revisto para possibilitar o aumento do número de candidaturas. A novidade foi deixada na cerimónia de entrega das bolsas de estudo a oito alunos da região, que vão receber 1.500 euros por ano até concluírem os seus cursos superiores.
Estavam disponíveis dez bolsas mas apenas se candidataram oito jovens. Para o ano, assegura a organização, serão atribuídas 12 bolsas: dez como previsto e outras duas referentes a 2019.
A iniciativa é da Fundação Amélia de Mello e do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do hospital, que pretende apoiar os jovens estudantes com melhores notas. Nesta primeira edição foi dada primazia a estudantes que tenham ingressado em cursos da área da Saúde e, por esse motivo, muitos jovens não se terão candidatado.
“Não tenho dúvidas que vamos ter mais candidaturas na próxima edição. Vamos rever e clarificar o regulamento para não haver dúvidas, porque houve quem não se tivesse candidatado a pensar que os apoios eram exclusivos para os cursos de Saúde”, explicou Maria da Luz Rosinha, deputada socialista e presidente do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do hospital.
A responsável lembrou que as bolsas “não são uma prenda antecipada de Natal” para os alunos mas antes o premiar de um percurso de excelência e visam premiar quem mais trabalha e se empenha no seu percurso escolar. “A sorte dá muito trabalho e vocês merecem esta bolsa”, lembrou.
A sessão contou também com a presença de João Ferreira, da comissão executiva do hospital e de Jorge Quintas, secretário-geral da Fundação Amélia de Mello. “Esta é uma excelente ideia e a educação é muito importante. É muito motivante vir aqui e ver os resultados que estão a ser alcançados. Este é um hospital de excelência que premeia a excelência. Vamos estar muito atentos ao vosso percurso”, explicou.
Os estudantes vão também ter direito, além da verba financeira anual, a participar nos eventos exclusivos de coworking organizados para os bolseiros nacionais da fundação nas diferentes áreas de investigação e ensino.
Esta foi a primeira edição das bolsas de estudo entregues pelo hospital, que vem dar sequência às bolsas de solidariedade que há oito anos eram entregues a projectos sociais das associações dos concelhos de Alenquer, Azambuja, Benavente, Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira.

Hospital Vila Franca de Xira deu apoios a alunos da região

Mais Notícias

    A carregar...