uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A cultura tem um papel fundamental na inclusão
Cerca de uma centena de pessoas com deficiência estiveram em palco

A cultura tem um papel fundamental na inclusão

A Gala para a Inclusão em Vila Franca de Xira marcou o arranque de uma semana dedicada à promoção da igualdade e inclusão de pessoas com deficiência no concelho. A iniciativa do município mostrou que o processo de integração também se pode fazer em cima de um palco.

A Câmara de Vila Franca de Xira voltou a dar provas que a inclusão é uma área que continua na ordem do dia do actual executivo, com a segunda edição da Gala para a Inclusão. O evento realizou-se na sexta-feira, 29 de Novembro, no auditório da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, com performances de teatro, música e dança, protagonizadas por utentes e alunos de várias instituições de apoio à deficiência do concelho.
O vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, António Oliveira (PS), evidenciou os esforços que a autarquia tem feito ao nível da melhoria das acessibilidades e da promoção da igualdade e inclusão a vários níveis, que têm permitido ultrapassar “muitas diferenças e indiferenças”. O autarca, que estava em representação do presidente do município, Alberto Mesquita (PS), não poupou elogios à vereadora com o pelouro da inclusão, e lembrou que é com o olhar crítico de Manuela Ralha (PS) que “muitas alterações têm sido feitas”.
Cerca de uma centena de pessoas com deficiência estiveram em palco, despidas de medos e empenhadas em quebrar barreiras e preconceitos. Durante a gala, duas intérpretes de linguagem gestual traduziram para o público surdo tudo o que foi dito e cantado. O espectáculo contou ainda com a participação de Paula Teixeira, cantora e intérprete de língua gestual e teve como apresentadores Mafalda Ribeiro e o humorista António Raminhos.
Mafalda Ribeiro, profissional da área da comunicação, é natural de Vila Franca de Xira, tem 36 anos e 97 centímetros. A osteogénese imperfeita, vulgarmente conhecida como “doença dos ossos de vidro”, não lhe limitou o bom humor e o à vontade em palco. “Tive a oportunidade de fazer aquilo que gosto e me dá prazer e ao mesmo tempo celebrar uma causa que me diz tanto”, disse a O MIRANTE no final do espetáculo.
Mafalda Ribeiro não tem dúvidas que ainda “é preciso mudar mentalidades”, lembrando que as pessoas com deficiência podem e devem ser activas na sociedade, se esta não se esquecer que é preciso adaptar os equipamentos. “Se este palco não fosse plano, se eu não tivesse acesso aos bastidores, não podia desempenhar o meu trabalho e apresentar esta gala”, frisou.

“A sociedade não está preparada para aceitar a diferença”
O lema da gala, destacou a vereadora Manuela Ralha, era a capacitação de cada um mostrar que é capaz de se superar e estar em palco. “A incapacidade só existe porque a sociedade não está preparada para aceitar a diferença. As pessoas com diversidade funcional apenas não são iguais porque a sociedade não está preparada para as suas limitações”, lamentou.
O actual executivo da Câmara de Vila Franca de Xira tem vindo a fazer uma aposta firme na resolução do problema das acessibilidades, com um gabinete que tem permitido que todas as obras da câmara municipal sejam acessíveis a todos, bem como um trabalho nas áreas do desporto, educação e cultura. Outra das apostas foi a criação do balcão da inclusão que permitiu o acesso à informação a pessoas com deficiência.
A noite de gala contou com a participação de alunos do Conservatório Silva Marques e da Orquestra Geração, com direcção musical de Telmo Lopes. A Semana da Inclusão, que visou assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de Dezembro) decorreu até 6 de Dezembro com acções de sensibilização para alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo e mostras de fotografia e pintura, cinema e teatro.

Mafalda Ribeiro
A cultura tem um papel fundamental na inclusão

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido