uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Viveiro de talentos” completa meio século
Exposição evocativa dos 50 anos da banda do Ateneu Vilafranquense foi inaugurada no último fim-de-semana

“Viveiro de talentos” completa meio século

Pela escola de música do Ateneu Artístico Vilafranquense já passaram mais de 1600 alunos ao longo de cinco décadas. Exposição na Fábrica das Palavras marca o arranque das comemorações dos 50 anos de actividade.

Há 50 anos, quando um grupo de entusiastas criou a escola de música do Ateneu Artístico Vilafranquense (AAV), estava longe de imaginar que estaria a tornar viral a paixão pela música e pelos instrumentos musicais. Ao todo, mais de 1.600 jovens já passaram pela escola para aprender a tocar instrumentos e a ler pauta. Muitos seguiram para os conservatórios, outros mantiveram-se na banda e esta nunca parou de crescer.
No ano em que celebra o meio século de vida da escola de música, o AAV preparou um vasto programa comemorativo que se estende até ao Verão e que teve o seu primeiro momento oficial na inauguração, dia 11 de Janeiro, da primeira exposição sobre a história da escola de música. Está patente na Fábrica das Palavras até 1 de Março e tem entrada livre.
Exposição mostra, pela primeira vez, objectos e fotografias da história do Ateneu que até hoje eram desconhecidos e traça o percurso da associação, havendo também um mural com os nomes de todos os alunos que por ali passaram.
“Vocês são o primeiro baluarte na defesa da cultura, foi aqui que muitos jovens, dos mais diferentes estratos sociais, aprenderam a desfrutar da música. E tudo feito por voluntários que deram do seu tempo para que isso acontecesse. Vocês tornaram a música viral num tempo em que isso parecia impossível”, notou Manuela Ralha, vereadora com o pelouro da cultura da Câmara de Vila Franca de Xira.
Reconhecida como um viveiro de talentos, a escola de música é ainda “um elemento agregador da comunidade”, destacou José Brissos, presidente da comissão para as comemorações.
A música está na génese da formação do Ateneu Artístico Vilafranquense, desde o “Grupo Ocarinista” fundado em 1888, à constituição da Fanfarra Primeiro de Maio em 1891. Dos 1.600 alunos que ingressaram na escola de música, mais de 300 tocaram na banda. Hoje em dia tem 93 alunos a frequentá-la.
O toureiro Victor Mendes foi o primeiro aluno da escola e recordou a forma como uns quantos “carolas” ensinaram música a jovens que não percebiam nada do assunto. “Havia na escola tanta paixão e entrega que começaram a aparecer cada vez mais miúdos. Aquilo era uma família”, recordou o toureiro que, na altura, queria ser trompetista para ir tocar para as praças de toiros.
Além da exposição o programa inclui vários concertos, o primeiro a 9 de Fevereiro, pela banda do Ateneu, onde serão tocadas três peças da altura em que a escola foi criada. A segunda parte será com convidados de música moderna que também passaram pela escola para aprender música. Dia 31 de Maio haverá a gala dos 50 anos com concerto da actual orquestra juvenil e a integração e actuação de antigos alunos e outros convidados.
A reter no calendário está a actuação da Orquestra Ligeira do Exército (1 de Março), Banda Sinfónica da PSP (15 de Março), Banda da Armada (19 de Abril) e Banda da Força Aérea a 17 de Maio. Sempre no auditório do Ateneu.

“Viveiro de talentos” completa meio século

Mais Notícias

    A carregar...