uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Caça ao javali vai ser uma boa oportunidade para unir agricultores e caçadores
Os javalis têm causado elevados danos nos campos agrícolas da região

Caça ao javali vai ser uma boa oportunidade para unir agricultores e caçadores

Mais queixas, avistamentos e ocorrências com javalis, indiciam um aumento da densidade desta população e a Confederação Nacional de Agricultura fala de agricultores com prejuízos entre 20 e 25 mil euros.

“Pomos claramente em cima da mesa haver novas épocas extraordinárias [de caça] para a correcção da densidade da população de javalis”. A afirmação é do presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ICNF, Nuno Banza, que falava aos jornalistas depois de uma reunião, a 8 de Janeiro, com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) sobre prejuízos que estes e outros animais selvagens têm provocado nas culturas da região Centro.
Segundo Nuno Banza, os dois editais de período extraordinário de caça lançados em 2019 foram positivos, contabilizando-se cerca de 850 javalis abatidos, sendo que os números de abate “têm vindo a crescer”.
Questionado pela agência Lusa sobre a evolução da densidade da população de javalis em território nacional, o responsável do ICNF referiu que a entidade está no terreno a fazer uma avaliação, mas que não vai ficar à espera dos resultados para trabalhar, até porque há outros indicadores, tal como o incremento de queixas, avistamentos e ocorrências com javalis, que indiciam um aumento da densidade.
De acordo com Nuno Banza, o ICNF assumiu vários compromissos com a CNA, nomeadamente passar a ser a próprio organismo a fazer a avaliação dos prejuízos causados por espécies cinegéticas, ao contrário do que hoje acontece em que são as associações de caçadores - que depois pagam as indemnizações aos agricultores - a fazer essa avaliação.
Dos passos que serão dados, o presidente do ICNF destacou ainda um compromisso de, juntamente com a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), encontrar uma solução para o controlo sanitário e de qualidade da carne de caça, para melhorar o seu escoamento, por forma a garantir um maior interesse pelo produto, que tem “grande valor comercial”.
Nuno Banza afirmou também que o ICNF vai assumir a coordenação entre caçadores e agricultores, para garantir o entendimento entre os dois sectores. O responsável salientou que as medidas a tomar “não podem pôr em causa o equilíbrio ecológico das espécies e habitats”. “Nunca iremos avançar com uma medida radical para responder a um dos lados”, vincou.
À saída da reunião, o presidente da CNA, João Dinis, mostrou-se satisfeito com o diálogo com o ICNF, realçando que a confederação saiu com melhores expectativas do que aquelas que tinha à entrada. Segundo o dirigente, há associados da CNA com prejuízos entre 20 e 25 mil euros por causa de espécies cinegéticas, considerando que os agricultores “não podem continuar a estar condenados a alimentar os animais selvagens à custa das suas explorações”.

Caça ao javali vai ser uma boa oportunidade para unir agricultores e caçadores

Mais Notícias

    A carregar...