uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Novo cemitério de Samora Correia pode ser no Porto Alto
Cemitério existente vai ficar lotado nos próximos dois anos

Novo cemitério de Samora Correia pode ser no Porto Alto

Medida tem como objectivo resolver a longo prazo a falta de espaço no cemitério actual, que precisa de crescer pela quarta vez.

O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU) admitiu, na última reunião do executivo a necessidade de avançar com a construção de um novo cemitério na freguesia de Samora Correia, para resolver a longo prazo os problemas recorrentes de lotação no actual.
Respondendo a uma questão do vereador do PSD, Ricardo Oliveira, que falou na reunião camarária para discordar da ampliação do actual cemitério de Samora Correia como solução para resolver o problema da falta de espaço, Coutinho sublinhou que estão a ser identificados terrenos no Porto Alto, para a construção de um novo cemitério.
A acontecer, referiu o autarca, terá de ficar localizado “numa zona periférica ao perímetro urbano”, por não ser desejável uma estrutura daquelas “junto a uma zona habitacional”. Carlos Coutinho, também já mostrou disponibilidade para ceder uma parcela de terreno do município à junta de freguesia, entidade responsável pela gestão do cemitério para o ampliar e resolver temporariamente a falta de espaço.
O cemitério de Samora Correia, tal como O MIRANTE deu nota na edição de 2 de Janeiro, deve ficar lotado nos próximos dois anos, existindo apenas 14 sepulturas virgens. Nessa freguesia são sepultadas, em média uma centena de pessoas por ano, segundo as contas do presidente da junta de freguesia. Augusto Marques defendeu na última Assembleia de Freguesia de Samora Correia a ampliação do cemitério e construção de nichos aeróbios - sepulturas com gavetões de decomposição rápida - para fazer render o espaço.
Já em anos anteriores o cemitério sofreu com problemas de lotação que foram sendo resolvidos a médio prazo com outras três ampliações que permitiram arranjar lugar para sepultar quem morre.

Mercado e feiras de Samora na zona ribeirinha

A ampliação do cemitério e a construção de um arruamento e bolsas de estacionamento entre o cemitério e o Centro Cultural de Samora Correia, obra que deverá avançar ainda este ano, vai ter impacto directo com a realização das feiras e mercado mensal da cidade. Relativamente a esta situação, o autarca adiantou que o município pretende transferir esses eventos para a zona ribeirinha da cidade, estando já a negociar a aquisição de um terreno para criar as condições necessárias para receber os comerciantes e população.

Novo cemitério de Samora Correia pode ser no Porto Alto

Mais Notícias

    A carregar...