uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarca de Ourém pede soluções ao secretário de Estado da Saúde
Filipe Baptista, Luís Miguel Albuquerque, António Lacerda Sales e João Moura, reuniram no Ministério da Saúde

Autarca de Ourém pede soluções ao secretário de Estado da Saúde

Criação de um serviço de urgência, assinatura dos protocolos com a ARS e os motivos que levam o CODU a encaminhar utentes do concelho para Abrantes em vez de Leiria foram alguns dos temas abordados.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Miguel Albuquerque (PSD), reuniu com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, para discutir assuntos como a criação de um serviço de urgência em Ourém, a demora na assinatura dos protocolos com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo ou os motivos que levam o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) a encaminhar utentes de Ourém para Abrantes em vez de Leiria.
Segundo nota de imprensa do município de Ourém, António Lacerda Sales comprometeu-se a analisar a viabilidade da criação de um novo serviço de urgência no Centro de Saúde de Ourém, a funcionar durante a semana, por forma a aliviar a afluência de munícipes ao Serviço de Urgências do Hospital de Santo André, em Leiria.
A demora na assinatura dos protocolos pela ARS foi outro dos temas que o secretário de Estado se comprometeu a analisar, assim como as reais motivações que têm levado o CODU a encaminhar utentes para o Hospital de Abrantes e não para o de Leiria, que fica mais próximo. A este propósito, o presidente da autarquia considera a situação incorrecta, propondo uma articulação mais estreita entre as entidades competentes, a bem de uma seriação diferenciada, conforme tinha já sugerido na reunião com a ministra da Saúde, Marta Temido, em Abril do ano passado.
Luís Albuquerque aproveitou a reunião para falar da falta de profissionais do sector, nomeadamente médicos e enfermeiros. O autarca considerou que o concelho de Ourém, sendo o segundo maior do distrito em termos de população, está mal servido e há cerca de 1.300 utentes sem médico de família, mil inscritos em Ourém e 300 inscritos na Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Caxarias.
João Moura, deputado e presidente da Assembleia Municipal de Ourém, e Filipe Baptista, chefe do gabinete de apoio à presidência, estiveram também presentes na reunião que decorreu no Ministério da Saúde, em Lisboa, a 2 de Janeiro.

Autarca de Ourém pede soluções ao secretário de Estado da Saúde

Mais Notícias

    A carregar...