uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Benfica e sociedades desportivas subvertem investimentos municipais nos clubes de VFX
Carlos Patrão considerou Luís Filipe Vieira (aqui à direita do presidente do Futebol Clube de Alverca) uma pessoa “pouco recomendável”

Benfica e sociedades desportivas subvertem investimentos municipais nos clubes de VFX

Vereador Carlos Patrão (BE), apontou baterias às várias escolas de formação do Benfica que existem nos clubes do concelho e criticou as sociedades anónimas desportivas por fazerem dinheiro à custa dos apoios da câmara.

As sociedades anónimas desportivas (SAD) e as escolas de futebol associadas a clubes nacionais que existem nos clubes do concelho de Vila Franca de Xira estão a matar o desporto. A convicção é do vereador do Bloco de Esquerda naquele município. Carlos Patrão falava a propósito da aprovação, por unanimidade, de uma proposta de cedência de uma habitação ao Juventude da Castanheira (ver caixa), clube que, à semelhança do Futebol Clube de Alverca, tem a funcionar uma escola de futebol ligada ao Benfica.
“O Juventude e os outros clubes do nosso concelho estão a ser barrigas de aluguer destas sociedades. O facto do Juventude promover o franchising do Benfica não o ajudou em nada a evitar a situação em que se encontra e vamos ver se não a agravou”, criticou Carlos Patrão.
Para o autarca, a existência destas escolas está “a matar o desporto no concelho”, lembrando que há pais que não têm capacidade financeira para meter os filhos a aprender a jogar futebol nessas estruturas e que por isso os têm de mandar para outros concelhos.
“Estas estruturas e SAD tiram mais-valias de investimentos municipais. Utilizam instalações e meios que foram postos ao dispor dos clubes pelo município. Sabemos que o Bloco está sozinho nesta luta de democratização do desporto no nosso concelho”, lamentou Patrão, que tem sido um duro crítico da forma como o município tem concedido apoios a clubes que têm o futebol sénior entregue a SADs, especialmente o Futebol Clube de Alverca.

“Investidores nublosos”
Carlos Patrão não poupou nas palavras para classificar o funcionamento das SAD, lamentando as sucessivas vendas ao que disse serem investidores nublosos. O presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), notou tratar-se de uma “reflexão interessante” e diz que se vai preparar para endurecer as exigências, em particular, às escolas de futebol de clubes nacionais que dão formação nos clubes do concelho.
“Se as crianças da terra estão a ser deixadas de lado por causa dos pais não terem dinheiro para entrar nessas escolas, então se calhar deveremos colocar uma cláusula nos apoios que damos aos clubes para que ninguém fique de fora. Não deve ser por falta de dinheiro que um jovem não pratique futebol próximo da sua morada”, criticou o autarca.
A CDU demarcou-se da discussão e Carlos Patrão aproveitou para criticar o facto do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, ter sido recebido “com honras de Estado” na última festa do Avante promovida pelos comunistas. “Se querem continuar a receber estas pessoas, que eu acho pouco recomendáveis, têm de se sujeitar às críticas. Sei muito bem a herança que deixou no Alverca e sei quem tem pago isso. Não vamos ficar calados, achamos isto uma pouca vergonha. Não pode ser sempre o município a financiar esta brincadeira”, criticou.

Juventude da Castanheira com nova loja

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, a cedência ao Juventude da Castanheira de um imóvel de 35 metros quadrados, que a câmara detém na Rua Palha Blanco, nº93, para que o clube ali instale a sua secretaria e serviços administrativos de apoio. O objectivo é ficar mais perto da comunidade e no centro de Castanheira do Ribatejo.

Benfica e sociedades desportivas subvertem investimentos municipais nos clubes de VFX

Mais Notícias

    A carregar...