uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Polícias de VFX pressionados para passarem mais multas

Comandante da esquadra enviou ordens que alguns agentes consideram ter um tom ameaçador. O comando nega e diz que está em causa o cumprimento da lei e a resposta às mais de meia centena de queixas que todas as semanas chegam à esquadra por causa de estacionamentos abusivos.


Os agentes da Divisão Policial de Vila Franca de Xira da Polícia de Segurança Pública (PSP), em particular os agentes responsáveis pelo patrulhamento apeado, receberam na última semana ordens do comandante da esquadra de Vila Franca de Xira para começarem a multar “as muitas viaturas” que se encontram mal estacionadas na cidade.
Na correspondência lê-se que uma das missões dos agentes será “autuar viaturas em infracção” nos dias em que não existam ordens para patrulhamento nas ruas ou em que não seja possível cumprir esse patrulhamento. A missiva acrescenta que “não sei se sabem, mas é possível (e fácil) de verificar quantos autos cada um levanta por dia/mês/ano...”, o que para alguns agentes, ouvidos por O MIRANTE, deixa no ar um tom de ameaça e dá a entender que quem não seguir as ordens e começar a multar terá algum tipo de consequência profissional.
O presidente da Organização Sindical dos Polícias já veio condenar publicamente as indicações dadas em Vila Franca de Xira. Contactada pelo nosso jornal, a PSP explica que o concelho tem um vasto território onde a pressão urbanística representa maiores desafios para o policiamento, porque a maior densidade populacional das freguesias de Vila Franca de Xira, Alhandra, Alverca do Ribatejo e Póvoa de Santa Iria gera um maior número de veículos parados em infracção e estacionamento abusivo, condicionando o usufruto dos passeios, comprometendo a segurança dos peões e provocando constrangimentos na circulação automóvel.
“Considerando as mais de 50 reclamações semanais que recebemos nesta divisão por causa de veículos estacionados em infracção, o comando da divisão solicitou que, paralelamente às acções no âmbito do policiamento de proximidade, prevenção criminal e manutenção da ordem e tranquilidade públicas, [os agentes] prestassem atenção aos focos de incivilidade junto aos passeios, praças, locais de passagem e ciclovias”, explica a polícia.
A orientação de serviço exarada pelo comandante da esquadra de Vila Franca de Xira, acrescenta, “visa unicamente sensibilizar e recomendar os polícias sob o seu directo comando a garantirem que as atribuições são concretizáveis no tempo e espaço”.
A PSP acrescenta também que Vila Franca de Xira, por ter grande parte do seu comércio na estrada nacional, acaba por ter uma maior pressão automóvel, que potencia mais infracções rodoviárias que consubstanciam grande parte das reclamações diárias que chegam à polícia.
“A PSP está comprometida com os problemas que nos são reportados pela população. Esta é uma questão que diariamente nos é colocada pelas pessoas. Continuaremos a responder a todos na busca de um melhor usufruto do espaço público por todos os públicos”, assegura aquela força policial.

Mais Notícias

    A carregar...