uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira plantou mais de mil árvores no último ano
Última grande operação de abate de árvores aconteceu na Castanheira do Ribatejo e mereceu contestação popular

Vila Franca de Xira plantou mais de mil árvores no último ano


No último ano, no concelho de Vila Franca de Xira, o município plantou 1.419 árvores e abateu 451. Os números referentes a todo o território concelhio foram revelados na recente reunião pública do executivo pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), em resposta à crescente onda de críticas que tem sofrido por parte de moradores de várias freguesias.
O autarca voltou a insistir que o abate de árvores não é feito por capricho e que as árvores só são abatidas “em última circunstância”, sobretudo para impedir que possam cair sobre a via pública e causar danos em pessoas e bens. Mas nem sempre esses abates são bem recebidos e entendidos pela população. “São medidas que temos de tomar para mais tarde não virmos a ter problemas. Felizmente, com o mau tempo que se sentiu no final do ano não houve problemas graves no nosso concelho mas podia ter havido. Muitas vezes as árvores aparentam um aspecto saudável mas estão ocas por dentro e têm problemas graves”, explica.
Além das 1.419 novas plantações foram também podadas 1.259 árvores, uma responsabilidade que passou recentemente das juntas de freguesia para a alçada da câmara municipal. “Temos estado atentos a toda esta problemática. Temos milhares de árvores no nosso concelho e as podas não são um trabalho simples, mesmo quando isto estava na esfera das juntas de freguesia, que não tinham condições de fazer este trabalho na plenitude”, admitiu o autarca.
A última polémica envolvendo corte de árvores no concelho de Vila Franca de Xira foi noticiada por O MIRANTE no final de Dezembro, depois de vários moradores da Castanheira do Ribatejo terem contestado cortes de árvores na Rua do Convento e na Avenida Luiz César Rodrigues Pereira. O município justificou o abate dizendo que as árvores não se encontravam em boas condições fitossanitárias, podendo a não intervenção da autarquia vir a pôr em causa a segurança de pessoas e bens. Noutros casos, diz a autarquia, foi a EDP a reportar aos serviços municipais que a existência de árvores próximas de uma linha eléctrica de baixa tensão poderia provocar acidentes.

Vila Franca de Xira plantou mais de mil árvores no último ano

Mais Notícias

    A carregar...