uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Novo regulamento para a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira

Não houve qualquer participação no período de consulta pública do novo regulamento para a Bienal de Fotografia (BF) de Vila Franca de Xira, que terminou em Dezembro. O novo regulamento foi aprovado por unanimidade em reunião do executivo e representa um regresso a um modelo mais antigo de funcionamento da bienal, com três prémios, criação de um Conselho de Curadores e a decisão de vencedores a cargo de um júri proposto por estes.
O regulamento prevê um prémio de cinco mil euros para os vencedores do prémio principal – o prémio Bienal – e mil euros para cada vencedor dos prémios “concelho” e “tauromaquia”. As candidaturas podem ser apresentadas com um portefólio até 50 imagens e cada candidato só se pode apresentar a concurso numa das categorias.
O Conselho de Curadores será designado pelo presidente da câmara municipal, sob proposta da curadoria da bienal ou, na ausência desta, por sugestão do vereador com o pelouro da Cultura. Será competência desse Conselho realizar a selecção de até dez dos melhores portefólios candidatos a cada prémio e escutar os candidatos em caso de dúvida relativamente aos portefólios apresentados antes de os remeter para o júri. Os membros do conselho ficam de acordo, com o novo regulamento, impedidos de integrar o júri.
A Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira é considerada uma referência na fotografia nacional. A última edição consagrou o lisboeta José António Quintanilha com o prémio máximo da exposição. Foram entregues 51 candidaturas e não houve vencedores das categorias “Concelho” e “Tauromaquia” porque o júri considerou que nenhum dos trabalhos apresentados merecia essa distinção.

Mais Notícias

    A carregar...