uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Antiga escola do Arripiado transformada em centro de apoio a ciclistas
Ceia da Silva defendeu que não deve ser competência dos municípios a gestão de espaços como o Centro de Cycling

Antiga escola do Arripiado transformada em centro de apoio a ciclistas

O primeiro Centro de Cycling da região abriu nessa aldeia ribeirinha do concelho da Chamusca, que precisa agora de ter o cais requalificado. Durante a inauguração os autarcas aproveitaram para deixar recados à secretária de Estado do Turismo.

A antiga escola primária do Arripiado, freguesia da Carregueira, na Chamusca, foi transformada num Centro de Cycling, para servir a população mas acima de tudo os praticantes de BTT. Trata-se de um espaço dotado de condições para receber por umas horas os ciclistas ou até pernoitar nas 20 camas disponíveis. O espaço foi inaugurado na segunda-feira, 10 de Fevereiro, na presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Os ciclistas vão ter ao dispor uma zona dotada de diversas ferramentas, onde podem fazer pequenos arranjos nas bicicletas, balneários para duches, casas-de-banho e um espaço para refeições.
Este é o primeiro de 11 centros dedicados ao BTT que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) vai abrir na rota entre o Arripiado e Ourique, no âmbito do projecto “Cycling Alentejo e Ribatejo”. Na região haverá outro Centro de Cycling, em Coruche, que está ainda por concluir.
Os percursos de BTT foram marcados no território da Chamusca pela União Cultural e Desportiva Arrepiadense (UCDA). Falta contudo a demarcação física por parte da ERTAR. Ao todo o projecto “Cycling Alentejo e Ribatejo” vai ter uma extensão de 3.500 quilómetros de trilhos e percursos.
A candidatura para a dinamização dos percursos no Alentejo e Ribatejo foi apresentada em conjunto pela ERTAR e pelos municípios, num investimento global a rondar os 691 mil euros. No que respeita concretamente ao Centro de Cycling do Arripiado rondou os 25 mil euros comparticipados a 90%, tendo os restantes 10% sido financiados pela câmara.
O presidente da Junta de Freguesia da Carregueira, Joel Marques, aproveitou a oportunidade para deixar o recado à secretária de Estado do Turismo para que seja dada atenção à requalificação do cais desta aldeia ribeirinha do Tejo. Também o presidente da câmara da Chamusca, Paulo Queimado, lamentou terem sido reprovados dois projectos para esta aldeia, que se destinavam exactamente à requalificação do cais.
Críticas que não ficaram sem resposta por parte da secretária de Estado, que defendeu que os projectos apresentados à tutela devem ter uma visão mais ampla, envolvendo mais municípios, numa óptica de coesão territorial. “Turismo sim, mas com inovação e sentido de união”, sublinhou a secretária de Estado, que deixou a crítica: “É preciso mais gente a trabalhar e a envolver-se no sector do turismo”.

Ceia da Silva defende gestão privada para espaços turísticos
O presidente da ERTAR, Ceia da Silva, defendeu durante a inauguração do Centro de Cycling do Arripiado que este tipo de espaços, bem como os trilhos e outro tipo de produtos que são lançados, devem ser geridos por agentes privados. “Não pode ser da competência das câmaras fazer a gestão e conservação destes espaços ou ter a incumbência de os vender. Se estiver na mão de privados o sucesso será muito maior”, sugeriu Ceia da Silva.

Antiga escola do Arripiado transformada em centro de apoio a ciclistas

Mais Notícias

    A carregar...