uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Candidaturas abertas para apoio a investimentos em explorações agrícolas

A TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior tem disponíveis, até 3 de Abril, 170 mil euros, para apoiar projectos a implementar em Abrantes, Constância e Sardoal, que se insiram na medida do PDR2020 “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola”.
Os apoios são destinados a investimentos que promovam a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores e que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do sector agrícola.
É dada prioridade às candidaturas relacionadas com o olival, produtos biológicos, frutos vermelhos e hortofrutícolas. Também pontuam mais os pedidos que incorporem novas tecnologias, equipamentos, produtos ou processos comparados aos existentes. O apoio nesta medida é de 50 por cento das despesas elegíveis para investimentos até aos 40 mil euros.
São elegíveis despesas relacionadas com construção e melhoramento, nomeadamente na preparação de terrenos, em edifícios e outras construções directamente ligados às actividades a desenvolver, adaptação de instalações, plantações plurianuais, instalação de pastagens permanentes; instalação ou modernização de sistemas de rega.
Os apoios nesta operação também permitem a compra ou locação de novas máquinas e equipamentos, incluindo equipamentos de prevenção contra roubos, equipamentos de transporte interno, de movimentação de cargas e as caixas e paletes com duração de vida superior a um ano assim como equipamentos visando a valorização dos subprodutos e resíduos da actividade. Permitem ainda investimentos na eficiência energética e energias renováveis, software aplicacional, propriedade industrial, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e branding e estudos de viabilidade, acompanhamento, projectos de arquitectura e engenharia.
Esta operação, no território da TAGUS, começou com uma dotação de 350 mil euros, tendo sido reforçada devido à importância que representa na dinâmica do Ribatejo Interior, representando 25 por cento das verbas que este Grupo de Acção Local tem disponíveis por via do FEDER. Para mais informação e consulta dos avisos e da legislação em vigor deve ir ao sítio na Internet da TAGUS (www.tagus-ri.pt) ou do PDR2020 (www.pdr-2020.pt).

Mais Notícias

    A carregar...