uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Nova empresa intermunicipal já recolhe lixos em Almeirim e Coruche

A primeira empresa intermunicipal de recolha de lixo na região vai alargar-se gradualmente a outros municípios da Lezíria do Tejo.

A primeira empresa intermunicipal de recolha de lixo na região já está a trabalhar nos concelhos de Almeirim e Coruche. A empresa resulta da transformação da existente Ecolezíria, que geria o aterro da Raposa (Almeirim). Com o fecho do equipamento a empresa passou a gerir o encaminhamento dos resíduos para o sistema da Resitejo, na Carregueira, Chamusca, e desde 1 de Fevereiro iniciou a recolha, que vai alargar gradualmente a outros municípios da Lezíria.
Segundo o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, com esta mudança o tarifário de recolhas de resíduos sólidos urbanos também vai sofrer alterações, sendo calculado em função dos metros quadrados de água consumidos, quando anteriormente era um valor fixo, de acordo com escalões de consumo. “Aproveitamos esta oportunidade para sensibilizar para a importância de proceder à separação de resíduos para reciclagem considerando a sua relevância para o desenvolvimento sustentável, que engloba a preservação do meio ambiente, mas também aspectos sociais e económicos do nosso território”, destaca.
Quanto à recolha de monos esta continuará a ser feita pelas autarquias.
Com esta empresa de capitais unicamente públicos resolve-se um problema de falta de pessoal nas câmaras para o serviço de recolha, conforme já tinha dito a O MIRANTE o presidente da Ecolezíria e da Câmara de Almeirim. Pedro Ribeiro salientava também que desta forma é possível mais eficiência e poupança de dinheiro.
Recorde-se que a Ecolezíria chegou a ter participação privada quando geria o aterro da Raposa, mas os seis municípios accionistas adquiriram os 49 por cento dos privados através de uma acção potestativa. A Resiurb, Associação de Municípios para o Tratamento de Resíduos, constituída pelas câmaras de Almeirim, Alpiarça, Coruche, Cartaxo, Salvaterra de Magos e Benavente, tomou posse das acções da Suma e Lena Ambiente, depois de estas firmas terem recusado vender as participações.
A Ecolezíria foi constituída a 15 de Dezembro de 2004, abrangendo 126.662 habitantes, uma área geográfica de 2.356 quilómetros quadrados. Os municípios que a constituem produzem cerca de 55 mil toneladas de lixos por ano. O modelo da Ecolezíria é idêntico ao da Águas do Ribatejo.

Mais Notícias

    A carregar...