Cavaleiro Andante
Jorge Pisca e Pedro Magalhães Ribeiro
Para entreter eleitores Jorge Pisca, que é presidente da Junta de Freguesia de Pontével, Cartaxo, diz que o presidente da câmara não responde às questões que lhe coloca. O visado pelas críticas, Pedro Magalhães Ribeiro, reage dizendo que o autarca da freguesia faz o discurso do coitadinho e que isso lhe fica mal. De cada vez que os dois autarcas se picam o Cavaleiro Andante lembra-se do programa “Conversa da Treta” com os actores José Pedro Gomes e o já falecido António Feio, mas, infelizmente, as semelhanças ficam-se por aí, porque Pisca e Ribeiro... não têm piada nenhuma.
Cavaleiro Andante | 25-08-2020
Venha de lá o Domingão!
O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, vai abdicar de um dia de férias para marcar presença no programa Domingão da SIC que estará no seu concelho com um autocarro em formato de palco. Como numa conferência de imprensa online, a propósito da iniciativa, o autarca disse que não ia falar mais do que dois minutos para não dizerem que estava a usar o programa para fazer campanha eleitoral, o Cavaleiro Andante vai cronometrar. É que se não cumprir uma promessa tão simples...como irá cumprir as outras?!.
Cavaleiro Andante | 24-08-2020
Há carteiros... e carteiros
A propósito das cartas por distribuir, encontradas numa ribanceira em Abrançalha, Abrantes, a dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, Dina Serrenho, sugeriu que a correspondência terá sido deitada fora por um trabalhador contratado a título precário, dado que os carteiros vestem a camisola e estão empenhados em prestar um serviço de qualidade. O Cavaleiro Andante preferia que fosse primeiro encontrado o responsável pelo acto mas, já que a sindicalista foi por ali, vai ficar atento para saber qual será a posição do sindicato relativamente à tão badalada... integração de precários.
Cavaleiro Andante | 23-08-2020
Libertem os gatos e vão ver...
Santarém, Vila Franca de Xira e outras localidades ribatejanas que estão a ser invadidas por pombos, recorreram à contratação de falcões, que nem falcões são mas sim búteos-de-harris, para os assustar. Há que reconhecer que o método tem o seu toque de classe e modernismo mas fica sempre uma dúvida ao observar o dia-a-dia. E porque não usar os clássicos gatos, em vez de os castrar e engordar com enlatados, em gatis e apartamentos? .
Cavaleiro Andante | 22-08-2020
São 26, mais coisa menos coisa...
No último boletim municipal de Constância, o presidente do município escreveu em editorial que o concelho, segundo dados estatísticos perdeu “sensivelmente” 26 habitantes entre 2011 e 2019. E é no “sensivelmente” que a porca torce o rabo. Será que o Instituto Nacional de Estatística já decompõe os cidadãos em fracções consoante a sua altura ou peso, possibilitando que o número de habitantes a menos possa ser, por exemplo, de 26,3 ou 25,7, que arredonda depois para “sensivelmente” 26? Ou foi só o autarca que não resistiu ao advérbio para dar mais brilho à prosa?.
Cavaleiro Andante | 21-08-2020
Só me apetece relinchar!
A propósito das medidas de segurança ditadas pela pandemia, vale a pena mostrar esta foto da cerimónia de cortesias, antes da tourada de 8 de Agosto na Barquinha, para se ver que toda a gente respeita as recomendações relativas ao uso de máscara. A excepção, tanto ali como noutras situações do dia-a-dia... são os cavalos!.
Cavaleiro Andante | 20-08-2020
Um capataz divertido na Chamusca
A presença de O MIRANTE nas reuniões de câmara da Chamusca faz com que, muitas vezes, o jornalista seja o único a assistir aos trabalhos do lado do público. Foi o que aconteceu na passada terça-feira, dia 18. Antes de dar a reunião por terminada, Paulo Queimado perguntou ao jornalista se tinha alguma pergunta para fazer. E pelo meio deu uns recados do género, “aqui é o lugar ideal para fazer perguntas”, entre outras considerações que são ridículas demais até para um Cavaleiro Andante. À falta de público, o jornalista de O MIRANTE já serve de pretexto para o capataz da Chamusca mandar umas larachas. O homem ainda vai crescer como político!.
Cavaleiro Andante | 19-08-2020
O lóbi ribatejano na agricultura
O Ministério da Agricultura é uma espécie de embaixada do Ribatejo em Lisboa desde que a ex-presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Antunes, tomou conta da pasta. Com ela está como secretário de Estado o escalabitano Nuno Russo e recentemente foi nomeada directora-geral de Veterinária a escalabitana Susana Pombo, que também já era quadro superior do ministério. Pelo meio há ainda outros ribatejanos socialistas em cargos de nomeação política, sendo notório o caso de Nuno Antão, ex-funcionário do PS no distrito, que desde o ano passado é “técnico especialista” no gabinete do secretário de Estado da Agricultura. Infelizmente a informação não especifica qual a especialidade do político de Salvaterra de Magos na área da ‘ingrícola’. Mas o Cavaleiro Andante aposta que é daqueles que quando vê uma enxada é dos primeiros a cavar....
Cavaleiro Andante | 19-08-2020