“Senti racismo na escola e na campanha eleitoral”
Filho de pais moçambicanos, Fábio Mousinho Pinto cresceu no bairro da Icesa, em Vialonga, onde ainda hoje vive. Está a cumprir o seu primeiro mandato enquanto presidente da Assembleia de Freguesia de Vialonga e é um exemplo de que ser originário de um bairro social não é sinónimo de inferioridade. Bateu-se de igual para igual pelo PSD nas eleições de 2017 por acreditar que Vialonga tem muito mais para dar a quem nela vive. Durante a campanha ouviu bocas racistas e insultos para voltar para a sua terra. Licenciado em psicologia e a tirar doutoramento em gestão, trabalha na Misericórdia de Lisboa na área dedicada às crianças e jovens em risco. Diz que Vialonga estagnou e que os executivos comunistas que a gerem há quatro décadas não têm sabido aproveitar as oportunidades.
Entrevista | 02-09-2020
Videovigilância no passeio ribeirinho de Vila Franca de Xira para dissuadir criminalidade
Investimento municipal de 90 mil euros permitiu instalar duas dezenas de câmaras que captam todos os ângulos e recantos do trajecto que une Vila Franca de Xira a Alhandra à beira do Tejo.
Sociedade | 02-09-2020
Carteiros de Abrançalha mandaram dois sacos de cartas para o lixo
Centenas de cartas foram encontradas no meio do campo em Abrançalha, Abrantes. Família andava a passear quando se deparou com a situação e a denunciou à PSP. Desconhece-se como é que correspondência à guarda dos Correios foi ali parar.
Sociedade | 02-09-2020
Um terço da população do concelho de Coruche tem mais de 65 anos
Dados comparativos indicam que o concelho perdeu mais de 10 por cento dos habitantes entre 2010 e 2018 e está em envelhecimento acelerado.
Sociedade | 02-09-2020
“Não vou guardar inaugurações para a véspera das eleições”
Filipe Santana Dias está há um ano em funções como presidente da Câmara de Rio Maior, após ter substituído Isaura Morais, que foi eleita deputada à Assembleia da República. A recandidatura ao cargo é certa e não deve haver grandes mexidas na equipa que o acompanha. O autarca diz que não vai guardar inaugurações para perto das eleições, mas também não vai deixar de fazer obras só porque se aproximam as autárquicas.
Entrevista | 02-09-2020
“Quem tem medo que fique em casa”
No 13 de Agosto, muitos peregrinos foram “matar saudades” de Fátima e renovar a sua devoção a Nossa Senhora.
Sociedade | 02-09-2020
Há muita gente que não coloca chip nos seus animais de companhia
Câmara de Santarém diz que abandono de animais não tem aumentado
Sociedade | 02-09-2020
Ambição e princípios fazem de João Henriques um dos melhores treinadores de futebol do país
João Henriques, 47 anos, é o treinador de futebol do momento em Portugal. O técnico natural de Tomar bateu todos os recordes do Santa Clara na primeira liga de futebol profissional, com destaque para o 4-3 alcançado no estádio da Luz contra o Benfica. Ambicioso por natureza, mantém o carácter humilde para ser fiel à educação que os pais lhe deram e um exemplo para as suas filhas, Beatriz e Carolina. A entrevista com O MIRANTE realizou-se no Jardim do Mouchão, junto ao Estádio Municipal de Tomar, um local que faz parte das suas memórias afectivas. Antes da conversa, a caminho do local, foram várias as pessoas que saudaram João Henriques e o felicitaram pelo seu trabalho.
Entrevista | 02-09-2020
Armadilha da EN 118 na Chamusca gera acidentes
A entrada da Chamusca, no entroncamento entre a Estrada Nacional 118 e a estrada do campo, é local de ocorrência de acidentes. Uma estrutura semelhante a uma rotunda leva ao engano muitos condutores que não param ao sinal de Stop e colidem com os veículos que circulam correctamente na via. O mais recente acidente ia tirando a vida a um motociclista que ia de férias para o Algarve.
Sociedade | 02-09-2020
PSP de Vila Franca de Xira recebe computadores do município
Agentes trabalhavam com computadores demasiado antigos e lentos para as necessidades. Município respondeu ao pedido e deu 6.500 euros em material, mas deixou recado ao Governo para não se descartar das suas responsabilidades.
Sociedade | 02-09-2020
Projectos para a nascente do Almonda não saíram do papel
Há quatro anos a Câmara de Torres Novas anunciou intenção de requalificar a aprazível zona envolvente à nascente do rio, mas a empresa Renova, proprietária dos terrenos, desconhece esses projectos e diz que está a trabalhar em ideias para tornar o espaço visitável. Até lá o local está interdito ao público por decisão da empresa.
Sociedade | 02-09-2020
Mais de metade do lixo doméstico continua a ir para aterro e isso paga-se caro
As metas da reciclagem continuam por cumprir apesar dos elevados investimentos feitos nos últimos anos. Relatório da Agência Portuguesa do Ambiente mostra que os sistemas de gestão de resíduos urbanos da região também estão a ter dificuldades em inverter esse registo.
Sociedade | 02-09-2020