
PSP de Vila Franca de Xira recebe computadores do município
Agentes trabalhavam com computadores demasiado antigos e lentos para as necessidades. Município respondeu ao pedido e deu 6.500 euros em material, mas deixou recado ao Governo para não se descartar das suas responsabilidades.
A divisão policial de Vila Franca de Xira recebeu da câmara municipal dez novos computadores e monitores para poder trabalhar nos seus programas Escola Segura e de policiamento de proximidade. O material foi simbolicamente entregue no dia 11 de Agosto e resulta de um pedido feito pela própria Polícia para que a câmara os ajudasse a ter material em condições.
Os agentes afectos a esses programas, sabe O MIRANTE, trabalhavam em computadores obsoletos, muitos sem condições nem velocidade para responder às necessidades dos operacionais e em alguns casos os computadores disponíveis nem chegavam para a procura.
O presidente da câmara, Alberto Mesquita, levou a proposta à última reunião de câmara e foi deliberada por unanimidade a aquisição de 6.500 euros em material: nove computadores Dell Optiplex 3070, um Dell Optiplex 5070 e dez monitores Dell. A atribuição do apoio foi justificada com a “necessidade material e logística” manifestada pela PSP, como forma de poder continuar a melhorar a resposta aos programas de apoio à vítima, Escola Segura e a dinamização do contrato local de segurança do bairro de Povos.
“Este foi um pedido que a PSP nos fez há algum tempo e que agora foi possível disponibilizar. Mas gostava de perguntar directamente ao ministro [da Administração Interna] e ao Governo por que motivo têm de ser as câmaras municipais a comparticipar nestas matérias”, refere Alberto Mesquita.
Na reunião de câmara em que a proposta foi discutida o autarca notou mesmo que se a autarquia não desse os equipamentos a população sairia prejudicada no que é a acção dos agentes da PSP. A vereadora Regina Janeiro (CDU) concordou com a oferta mas lembrou que não devem ser as câmaras municipais, mais uma vez, a suprir as falhas do Estado central no provimento de condições mínimas para o funcionamento das esquadras.
Na hora de receber os novos computadores o comandante da divisão de Vila Franca de Xira, Daniel Gomes, foi parco em palavras, agradecendo e notando a “necessidade de haver um espírito de colaboração institucional” em Vila Franca de Xira. “Uma polícia moderna não pode prescindir das novas tecnologias, que são uma ferramenta essencial no combate e prevenção do crime. E aí a câmara não quis deixar de estar presente”, elogiou.
