uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
PSP de Vila Franca de Xira recebe computadores do município
PSP de Vila Franca de Xira recebeu dez novos computadores oferecidos pelo município para substituir material que estava obsoleto

PSP de Vila Franca de Xira recebe computadores do município

Agentes trabalhavam com computadores demasiado antigos e lentos para as necessidades. Município respondeu ao pedido e deu 6.500 euros em material, mas deixou recado ao Governo para não se descartar das suas responsabilidades.

Edição de 02.09.2020 | Sociedade

A divisão policial de Vila Franca de Xira recebeu da câmara municipal dez novos computadores e monitores para poder trabalhar nos seus programas Escola Segura e de policiamento de proximidade. O material foi simbolicamente entregue no dia 11 de Agosto e resulta de um pedido feito pela própria Polícia para que a câmara os ajudasse a ter material em condições.
Os agentes afectos a esses programas, sabe O MIRANTE, trabalhavam em computadores obsoletos, muitos sem condições nem velocidade para responder às necessidades dos operacionais e em alguns casos os computadores disponíveis nem chegavam para a procura.
O presidente da câmara, Alberto Mesquita, levou a proposta à última reunião de câmara e foi deliberada por unanimidade a aquisição de 6.500 euros em material: nove computadores Dell Optiplex 3070, um Dell Optiplex 5070 e dez monitores Dell. A atribuição do apoio foi justificada com a “necessidade material e logística” manifestada pela PSP, como forma de poder continuar a melhorar a resposta aos programas de apoio à vítima, Escola Segura e a dinamização do contrato local de segurança do bairro de Povos.
“Este foi um pedido que a PSP nos fez há algum tempo e que agora foi possível disponibilizar. Mas gostava de perguntar directamente ao ministro [da Administração Interna] e ao Governo por que motivo têm de ser as câmaras municipais a comparticipar nestas matérias”, refere Alberto Mesquita.
Na reunião de câmara em que a proposta foi discutida o autarca notou mesmo que se a autarquia não desse os equipamentos a população sairia prejudicada no que é a acção dos agentes da PSP. A vereadora Regina Janeiro (CDU) concordou com a oferta mas lembrou que não devem ser as câmaras municipais, mais uma vez, a suprir as falhas do Estado central no provimento de condições mínimas para o funcionamento das esquadras.
Na hora de receber os novos computadores o comandante da divisão de Vila Franca de Xira, Daniel Gomes, foi parco em palavras, agradecendo e notando a “necessidade de haver um espírito de colaboração institucional” em Vila Franca de Xira. “Uma polícia moderna não pode prescindir das novas tecnologias, que são uma ferramenta essencial no combate e prevenção do crime. E aí a câmara não quis deixar de estar presente”, elogiou.

PSP de Vila Franca de Xira recebe computadores do município

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido