uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abrantes dá 700 mil euros às juntas para assumirem competências
Município e autarcas das 13 juntas de freguesia assinaram acordo a 14 de Agosto

Abrantes dá 700 mil euros às juntas para assumirem competências

A Câmara de Abrantes vai transferir em 2021 para as 13 juntas de freguesias um montante de 700 mil euros, no âmbito dos acordos de transferências de competências, que foram assinados dia 14 de Agosto pelo presidente do município, Manuel Valamatos, e os autarcas das freguesias. O presidente da câmara considerou um dia histórico para o concelho de Abrantes e para a sua população que, refere, sairá a ganhar com o resultado e o êxito deste acordo de transferência de competências. Além disso, sublinhou ser um momento decisivo na própria autonomia de cada uma das juntas de freguesia.
Manuel Valamatos congratulou-se com o espírito de abertura, transparência e urbanidade com que decorreram as reuniões com todos os presidentes de junta para o levantamento exaustivo de competências a descentralizar. O autarca diz que Abrantes representa um bom exemplo na prática de descentralização de competências sendo pioneira nesta área de transferência de competências para as juntas, com resultados positivos na melhoria dos serviços prestados à população.
Os contratos assinados têm em conta um levantamento das necessidades, em áreas como limpeza de vias e espaços públicos; manutenção; reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público ou gestão e manutenção de espaços verdes. Foram também transferidas da câmara competências nas áreas de reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico e manutenção dos espaços envolventes dos jardins-de-infância.

Abrantes dá 700 mil euros às juntas para assumirem competências

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido