uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Protecção máxima das crianças na inevitável adaptação a uma nova realidade  
Para Ana Gaudêncio tranquilizar os pais com honestidade e transparência tem sido o método de actuação da Grau de Prova

Protecção máxima das crianças na inevitável adaptação a uma nova realidade  

Grau de Prova - Escola de Línguas e Centro de Estudo no Cartaxo

Ana Gaudêncio, directora pedagógica da Grau de Prova - Escola de Línguas e Centro de Estudos, com sede no Cartaxo, acredita que, no próximo ano lectivo vai ser possível manter todos os serviços, dado que mesmo com pouco tempo de preparação, foi possível fazê-lo no ano lectivo que agora terminou.
A Grau de Prova já tem quase tudo pronto no que diz respeito às aulas online, tanto para cursos de línguas como para explicações e está a tentar remarcar a viagem internacional que teve que ser cancelada.
“Vamos apoiar os nossos alunos, mas com todas as precauções. Diferente será mesmo o distanciamento e a etiqueta de higiene. Penso que a habituação progressiva a esta nova realidade nos vai ajudar na adaptação”, refere a responsável.
O plano de férias deste ano, inicialmente cancelado, foi readaptado, tal como está a acontecer em quase todos os aspectos da vida social e profissional. As actividades, foram estruturadas de forma a evitar o contacto físico mas mantendo o clima de brincadeira e a alegria de que as crianças precisam.
“Optámos por continuar com as nossas férias pois consideramos que esta adaptação à nova realidade deve ser feita gradualmente e o contacto com o exterior também tem de ser igualmente gradual de forma a evitar um impacto na motricidade e mesmo a nível psicológico. A rotina também é muito importante pois assim conseguimos prepará-los para uma fase mais difícil, caso ela exista e, nessa altura, cometerão menos falhas do que os que estiveram sempre em casa. É uma questão de treino”, explica Ana Gaudêncio.
Para a directora pedagógica, a capacidade de adaptação foi interessante. Não houve muitas exigências relativamente ao número de actividades, acabando as crianças por se manterem mais tempo na mesma actividade o que é interpretado como saudades das brincadeiras que tinham habitualmente com as educadoras.
A maior tranquilidade dos pais, para além de saberem que estão a ser tomadas todas as medidas para proteger os seus filhos, é aquilo que lhes transmitem, explica a directora pedagógica.
“Penso que o feedback diário que as crianças levam para casa é o mais importante. Estamos cá para, em grupo, ajudar os nossos meninos a ultrapassar, ou pelo menos minimizar, esta fase que, para eles é tão complicada. Tranquilizar os pais é cuidar de cada um com cuidados redobrados de higiene e informação permanente. Somos o mais transparentes possível com os pais. Honestidade e transparência tem sido o nosso método de actuação”, sublinha.
A Grau de Prova - Escola de Línguas e Centro de Estudos fica na Rua Serpa Pinto, nº 29-A na cidade do Cartaxo.

Protecção máxima das crianças na inevitável adaptação a uma nova realidade  

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido