25 de Abril em Santarém encerra com entrega de medalhas municipais
Na manhã de sábado, 27 de Abril, pode assistir-se em Santarém à recriação do regresso de Lisboa da coluna militar comandada por Salgueiro Maia. Há ainda um concerto com carrilhão e à tarde procede-se à outorga de condecorações a diversas personalidades.
As comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos em Santarém encerram no sábado, 27 de Abril, com a recriação do regresso a Santarém da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria, comandada por Salgueiro Maia. Um evento que tem como palco a Praça do Município, relembrando o momento da chegada em euforia dos militares, que subiram à varanda da Câmara de Santarém para saudar a população. A iniciativa é realizada em parceria com o Exército Português, contando com o apoio da Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos. No mesmo dia, pelas 11h30, tem início o Concerto de Júbilo pelo carrilhão LVSITANVS, de homenagem a Zeca Afonso e cantores de Abril, igualmente na Praça do Município. O concerto será protagonizado pela carrilhanista Ana Elias.
Para as 15h30 de 27 de Abril está agendada a sessão solene de outorga de Condecorações do município, no salão nobre dos Paços do Concelho, no âmbito das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril. A Medalha de Ouro do Município de Santarém vai ser entregue a Carlos Maia de Loureiro, em nome dos militares da coluna comandada por Salgueiro Maia, aos coronéis Joaquim Correia Bernardo e António Garcia Correia e a João Luiz Madeira Lopes, presidente da Comemorações Populares do 25 de abril – Associação Cultural.
A Medalha de Mérito do Município de Santarém vai ser atribuída aos membros da comissão administrativa que geriu a Câmara de Santarém no pós-revolução, até à realização das primeiras eleições autárquicas, entre 1974 e 1976. Vão ser distinguidos Manuel Fernandes Lemos Melancia, Raúl Augusto Duarte Violante, Francisco José Martins Robalo e Grimoaldo Duarte Alhandra e, a título póstumo, Egídio Neves Veloso, Henrique Pereira Dias Ferreira e Luís Eugénio Martins Ferreira. O Município de Santarém já tinha agraciado há anos o presidente da comissão administrativa, Francisco Viegas.