Sociedade | 07-06-2023 13:38

Região de Leiria diz que Santarém é a proposta mais robusta para o novo aeroporto

aeroporto aviao

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) defendeu a opção Santarém para a localização do futuro aeroporto internacional de Lisboa

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) defendeu a opção Santarém para a localização do futuro aeroporto internacional de Lisboa, considerando que esta é a proposta mais robusta. “Para nós, é fundamental que a opção seja a norte de Lisboa, como já o afirmámos no passado, e, sendo a proposta mais robusta Santarém, apoiamos Santarém para o aeroporto internacional de Lisboa”, afirmou à agência Lusa o vice-presidente da CIMRL Jorge Vala.

Segundo Jorge Vala, também presidente da Câmara de Porto de Mós, a Região de Leiria apresenta esta posição, “de uma forma consensualizada com as restantes regiões aqui em volta”, mas com algumas condições. “É importante para nós que não se perca de vista aquilo que é o projecto ferroviário e, portanto, nós não abdicamos de ter a estação da linha de Alta Velocidade em Leiria e uma perspectiva futura de continuar a pensar num aeroporto de carácter regional em Monte Real”, onde está a Base Aérea n.º 5, adiantou.

No dia 20, em Porto de Mós, vai realizar-se uma reunião com outras comunidades intermunicipais da Região Centro, para se tentar “consensualizar uma proposta de apoio efectiva e concreta à opção Santarém”, acrescentou Jorge Vala. A CIMRL integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

A comissão técnica está a estudar as cinco opções avançadas pelo Governo - Portela+Montijo; Montijo+Portela; Alcochete; Portela +Santarém; Santarém – e as que foram entretanto adicionadas: Portela+Alcochete; Pegões; Portela+Pegões; e Rio Frio+Poceirão, totalizando sete localizações e nove opções estratégicas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo