Segurança aeronáutica, investimento público e modelo de financiamento, são critérios para aprovação do novo Aeroporto
A Comissão Técnica Independente para a construção do novo aeroporto Internacional de Lisboa já definiu os principais critérios para a escolha do local: segurança aeronáutica, investimento público, modelo de financiamento, acessibilidade, saúde humana e conectividade e desenvolvimento económico; cinco critérios que vão servir de base para as decisões dos técnicos.
A Comissão Técnica Independente para a construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa perdeu dois dos seis técnicos por incompatibilidades com Rosário Partidário, mas continua o seu trabalho de análise e escolha dos melhores critérios para a localização do futuro Aeroporto Internacional de Lisboa. Na próxima terça-feira, dia 11 de Julho, haverá nova reunião da Comissão Técnica aberta à participação pública ( ver notícia de O MIRANTE). Os projectos que estão em estudo já foram divulgados: Portela + Montijo, Montijo + Portela, Campo de Tiro de Alcochete, Portela + Campo de Tiro de Alcochete, Santarém, Portela + Santarém, Pegões, Portela + Pegões e Rio Frio + Poceirão.
Segundo já foi anunciado, a comissão técnica independente deve entregar o relatório da Avaliação Ambiental Estratégica até ao fim de 2023. O ministro da tutela, que nesta altura é João Galamba, deverá tomar uma decisão final no primeiro semestre de 2024.