uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira aumenta resposta na área da recolha do lixo
APOSTA. Município está empenhado em resolver todas as questões relacionadas com a recolha do lixo no concelho

Vila Franca de Xira aumenta resposta na área da recolha do lixo

Município fez o balanço do mandato no que diz respeito à gestão de resíduos urbanos

A Câmara de Vila Franca de Xira vai criar brigadas especiais de fiscalização para estarem no terreno e verificarem anomalias na deposição e na recolha do lixo. O objectivo é minorar os problemas de lixo acumulado fora das ilhas ecológicas e dos contentores que, em alguns momentos do ano passado, causaram desconforto nos moradores e motivaram críticas.
A novidade foi dada pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), numa conferência de imprensa realizada no Parque Urbano da Flamenga, em Vialonga, na manhã de 22 de Fevereiro, onde fez o balanço do mandato no que toca à gestão dos resíduos urbanos. “A ideia destas brigadas de fiscalização é ver se nas situações em que há festividades e ou em zonas mais urbanas a recolha não está a ser feita adequadamente. Por outro lado se identificarem equipamentos partidos ou estragados conseguiremos dar uma resposta mais rápida ao problema”, informou o autarca.
A falta de civismo de muitos moradores continua a ser o principal problema na questão do lixo. “Muitas vezes os sensores das ilhas ecológicas mostram-nos que estão com capacidade e as pessoas optam por deixar o lixo na rua, fora do equipamento. Esse já não é tanto um problema de recolha mas antes de civismo e educação ambiental, na qual também temos apostado”, lembrou.

Mais funcionários e mais viaturas
De Julho de 2014 a Dezembro de 2016 o número de funcionários afectos à recolha cresceu de 61 para 63 e os horários de recolha passaram a ser nocturnos, de segunda a sábado com equipas de recolha de materiais específicos ao domingo. Um dos maiores investimentos foi feito na aquisição de novos veículos de recolha, tendo sido compradas quatro novas viaturas de 19 toneladas cada, o que representou um investimento a rondar os 721 mil euros. “Com isto conseguimos ajustar melhor os circuitos e atribuir uma viatura a cada motorista, o que permite uma redução dos custos de manutenção”, explica Fernando Paulo Ferreira, vice-presidente do município.
Entre recursos humanos, fardamento, instalações, viaturas e novos equipamentos de recolha, a câmara gastou 2 milhões e 826 mil euros. Um valor “considerável”, segundo Alberto Mesquita.
Para este ano o presidente do município anunciou também o investimento na renovação da frota ambiente através da aquisição de mais duas viaturas de recolha de resíduos, de 26 toneladas cada, num investimento estimado de 400 mil euros. Ainda este ano serão implantadas novas ilhas ecológicas em 25 locais do concelho, num total de 47 cubas para resíduos indiferenciados e 60 para os resíduos selectivos. Neste último caso o investimento será de 810 mil euros.

Volume de lixo a aumentar

A recolha de resíduos no concelho de Vila Franca de Xira registou um aumento de 2,35 por cento, passando das 48.474 toneladas em 2015 para as 49.614 toneladas no ano passado. O destaque vai para o aumento de 8 por cento nos resíduos selectivos a valorizar, como o vidro, embalagens e papel.

Vila Franca de Xira aumenta resposta na área da recolha do lixo

Mais Notícias

    A carregar...

    Destaques