uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Vila Franca de Xira aposta nos peregrinos para potenciar o turismo

Segundo dados da autarquia tem aumentado o fluxo ao posto de turismo do concelho

O vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, António Oliveira (PS), diz que é intenção da autarquia “reforçar a marca Vila Franca de Xira e aumentar a sua projecção nacional e internacional”. “A aposta na divulgação da gastronomia tem sido uma constante”, mas o concelho quer ir mais longe e “expandir a sua presença em feiras de turismo”, com Espanha a surgir como primeiro destino, disse o autarca numa sessão que assinalou o Dia Mundial do Turismo, na quinta-feira, 27 de Setembro.
A segunda edição das Jornadas de Turismo de Vila Franca de Xira, decorreu na Biblioteca Municipal Fábrica das Palavras. A iniciativa, da Câmara de Vila Franca de Xira teve como mote, o “Turismo e a Transformação Digital” e visou contribuir com uma reflexão e projecção do turismo no concelho.
A estratégia destaca o turismo religioso como um dos eixos fundamentais para o desenvolvimento turístico no concelho e aponta a frente ribeirinha como ponto de interesse para o visitante. Neste sentido, Cristina Salsinha, gestora de projecto do Turismo de Portugal, reitera que é imprescindível valorizar a oferta cultural ao longo dos caminhos de Fátima que atravessam as seis freguesias do concelho, num percurso de 33 quilómetros.
Segundo a autarquia, “há um aumento de peregrinos, sobretudo estrangeiros, a passar em Vila Franca de Xira” e que permanecem pelo menos uma noite nas unidades de alojamento local do concelho. Filipa Silva, da Divisão de Turismo da Câmara de Vila Franca de Xira, diz que este ano se “regista um aumento significativo de procura no posto de turismo da cidade” e destaca o “potencial” que há nestes turistas, para o desenvolvimento económico e social do concelho.
O Albergue de Peregrinos de Alpriate, em Vialonga, registou entre Março e Outubro de 2017, a entrada de 800 pessoas. Este ano, avança Filipa Silva, já passaram pelo espaço, entre Janeiro e Agosto, mil turistas. No concelho existem mais duas ofertas de alojamento local, em Alverca e em Vila Franca de Xira, cujos dados referentes ao número de dormidas não são conhecidos pela divisão de turismo municipal.

Marca Caminhos da Fé
A marca Caminhos da Fé, da responsabilidade do Turismo de Portugal, foi apresentada em Fevereiro último às autarquias locais, incluindo a Vila Franca de Xira e tem por objectivo a promoção e desenvolvimento do turismo em Portugal. Na plataforma criada o turista pode aceder com facilidade a informações sobre o património natural e cultural do país. Nesta plataforma, Vila Franca de Xira surge como uma localidade à beira Tejo cercada de planícies férteis, onde o campino, o toiro e o cavalo são figuras de destaque. Surgem mencionados o Museu do Ar, a Feira de Outubro, Colete Encarnado e a Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques