O MIRANTE | 25-02-2021 07:00

Estas são as personalidades do ano para os jornalistas de O MIRANTE

Estas são as personalidades do ano para os jornalistas de O MIRANTE
PERSONALIDADES DO ANO

Personalidade do Ano Vida - Eduardo Jorge; Personalidade do Ano Cultura (F) - Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira; Personalidade do Ano Prestígio - João António Cadete de Matos - presidente da ANACOM; Personalidade do Ano Desporto (M) - Footkart de Almeirim; Personalidade do Ano Excelência - Nuno Catorze, médico; Personalidade do Ano Nacional - António Valdemar, jornalista.

Concluímos nesta edição a divulgação dos distinguidos por O MIRANTE como Personalidades do Ano 2020. Personalidade do Ano Vida - Eduardo Jorge; Personalidade do Ano Cultura (F) - Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira; Personalidade do Ano Prestígio - João António Cadete de Matos - presidente da ANACOM; Personalidade do Ano Desporto (M) - Footkart de Almeirim; Personalidade do Ano Excelência - Nuno Catorze, médico; Personalidade do Ano Nacional - António Valdemar, jornalista.

Os prémios Personalidade do Ano são atribuídos por O MIRANTE desde 2005 e foram criados com o objectivo de distinguir pessoas e instituições da região de abrangência do jornal que se tenham destacado nas actividades que desenvolvem. Num ano particularmente difícil, a atribuição dos prémios tornou-se ainda mais importante. Tendo os prémios, ao longo dos anos, servido também para elevar a nossa auto-estima colectiva, assumem nesta edição uma maior relevância. No primeiro dia de Janeiro divulgámos a atribuição do prémio Personalidade do Ano 2020 a Miguel Botas Castanho, cientista de Santarém, que trabalha no Instituto de Medicina Molecular, sendo também professor catedrático de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Também já demos a conhecer a Personalidade do Ano - Política, prémio atribuído ao presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira - Alberto Mesquita; o prémio Personalidade do Ano Associativismo, atribuído à Cercipóvoa – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Póvoa de Santa Iria e o prémio Personalidade do Ano Desporto Feminino ao Clube de Ténis de Torres Novas.

Na edição da semana passada apresentámos a Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão - Personalidade do Ano Cultura Masculino; Ana Infante, presidente do conselho de administração do Hospital de Santarém - Personalidade do Ano Política Feminino e Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) - Personalidade do Ano Cidadania.

Eduardo Jorge

Personalidade do Ano Vida

Eduardo Jorge

Eduardo Jorge é paraplégico há cerca de 30 anos depois de ter sofrido um acidente de carro em 1991. Inconformado e solidário, tem-se empenhado para que as pessoas com deficiência tenham direito a uma vida independente nas suas próprias habitações.

Conseguiu ser inserido no projecto-piloto Vida Independente, que abrange outros cidadãos como ele, permitindo-lhes continuar a viver nas suas casas, apoiados por cuidadores escolhidos por si e pagos pela Segurança Social durante 36 meses.

Em 2020, nos primeiros tempos da pandemia, inaugurou, com a presença do Presidente da República, o restaurante Algaz, no Centro de Apoio Social da Carregueira. Foi uma forma de afirmação da sua capacidade e resiliência.

Vasco Carvalho presidente do Footkart, ladeado pelos vices Américo Roma e António Vidigal

Personalidade do Ano Desporto M.

Footkart - Almeirim

O Footkart nasceu em 2005 quando surgiu a ideia de criar uma equipa de futebol no kartodromo de Almeirim, para dar resposta a quem não se revia na oferta existente no concelho. Há oito anos o clube tinha 80 jogadores. Actualmente tem cerca de duas centenas de atletas inscritos na Associação de Futebol de Santarém. Nas últimas épocas desportivas conseguiu conquistar, consecutivamente, vários títulos distritais em vários escalões. Na última época oficial alcançou quatro títulos desportivos. E tem uma equipa de iniciados que disputa o campeonato nacional da Federação Portuguesa de Futebol.

Há 11 anos o clube criou o Torneio Professor José Peseiro que, além de contar com a presença das principais equipas de futebol nacionais, já chegou a um patamar internacional com a participação de equipas espanholas e holandesas.

João António Cadete de Matos

Personalidade do Ano Prestígio

João António Cadete de Matos - Presidente da ANACOM

João António Cadete de Matos é presidente do conselho de administração da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações - desde 2017. Filho de pai de Penhascoso, Mação, e mãe das Mouriscas, Abrantes, nasceu e vive em Lisboa mas é no Ribatejo que procura refúgio e de onde guarda as melhores memórias de infância e juventude.

Formado em Economia, deu aulas e trabalhou durante vários anos no Banco de Portugal, outra entidade reguladora que, à semelhança da ANACOM, diz ser independente, idónea, e isenta.

O leilão do 5G, quinta geração de redes móveis, é a bandeira do seu mandato, que termina dentro de dois anos. Nesse âmbito tem enfrentado, com firmeza e sem vacilar, ataques e pressões de interesses poderosos. A sua determinação é sustentada pelo facto de saber que a introdução daquela tecnologia contribuirá para atenuar desigualdades entre o interior e os grandes centros. Outro dos sectores regulados pela ANACOM, que também testa a suas qualidades, é o dos Correios.

Manuela Santos, Manuel Mendes e Cidália Antunes

Personalidade do Ano Cultura F.

Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira foi fundado em 1988 para preservar os usos e costumes desta região que marca a estrema do concelho de Tomar e a estrema do distrito de Santarém.

Nascido numa das mais pequenas freguesias do concelho, agora unida à de Casais, junta tradições do Ribatejo com as das Beiras. As danças, as canções e os trajes reportam-se a finais do séc XIX, princípios do século XX e resultam da recolha feita na região há mais de 30 anos.

São essas memórias que se podem ver e ouvir num repertório de mais de três dezenas de danças e músicas interpretadas tanto pelo grupo infantil como pelo adulto. O Rancho organiza também workshops sobre temas variados, desde a costura à agricultura e participa em acções como o Serrar da Velha, a Rota das Adegas ou espectáculos contemporâneos que vestem o folclore com outras roupagens para alcançar novos públicos.

António Valdemar

Personalidade do Ano Nacional

António Valdemar - Jornalista

António Valdemar é o jornalista português com a carteira profissional número um. Tem mais de sessenta anos de profissão, o que lhe permitiu conviver com as figuras maiores da sociedade portuguesa dos últimos cem anos. Não há no meio cultural português quem tenha uma vivência e uma memória tão rica como a dele.

Aos 83 anos é a memória viva de um Portugal que, na maioria dos casos, já só se recorda em documentos e documentários. Tem banca de trabalho montada em casa para escrever diariamente com uma energia, entrega e exigência estética incomuns nos dias de hoje e de sempre.

Natural de Ponta Delgada, Açores, António Valdemar veio para Lisboa em 1953 para estudar no Colégio Moderno, tendo-se tornado amigo de Mário Soares. Iniciou o seu percurso jornalístico no extinto jornal República.

Nuno Catorze

Personalidade do Ano Excelência

Nuno Catorze - Médico, director da Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT)

Nuno Catorze é médico há 28 anos e há 20 que trabalha nos cuidados intensivos. Foi ele que implementou a Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar do Médio Tejo, que funciona no Hospital Manoel Constâncio, em Abrantes, depois de ter aceite o desafio para o fazer em 2008.

Uma unidade, inicialmente formada com uma equipa pequena mas de pessoas motivadas, que teve um papel importante como unidade satélite de Lisboa durante as fases críticas da pandemia recebendo inúmeros doentes daquela zona.

O médico, que primeiro pensou em ser pediatra mas que desistiu da especialidade na primeira vez que teve de tratar um recém-nascido, granjeou reconhecimento ao longo da carreira, nomeadamente como intensivista, no INEM e na coordenação do Centro de Operações de Doenças Urgentes (CODU) de Lisboa, antes de rumar a Abrantes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo