Política | 27-01-2025 15:00

Projecto “Alimentação Sustentável” alcança 23 escolas de 11 municípios da região

Projecto “Alimentação Sustentável” alcança 23 escolas de 11 municípios da região
Agrária de Santarém acolheu workshop no âmbito do projecto Alimentação Saudável. Guia para Docentes vai colocar professores a transmitir aos alunos quais são os passos para se ter uma alimentação sustentável

Projecto está em vigor desde 2023 e tem como objectivo promover hábitos de alimentação saudável no ecossistema escolar e na população em geral. Escola Superior Agrária de Santarém recebeu primeira sessão de apresentação do projecto.

O projecto “Alimentação Sustentável” tem percorrido várias escolas da região ribatejana com o objectivo de promover hábitos saudáveis nos alunos. O projecto contempla inúmeras iniciativas, que até agora têm tido sucesso e já alcançaram cerca perto de um milhar de alunos. A Escola Superior Agrária de Santarém recebeu um workshop no âmbito do projecto no dia 15 de Janeiro e O MIRANTE acompanhou a iniciativa.
Maria João Botelho, uma das coordenadoras do projecto e da APRODER (Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo), afirma que ainda é cedo para apresentar resultados oficiais das iniciativas, mas adianta que durante as actividades já sentiu “um certo impacto e interesse” das crianças pelos hábitos e produtos alimentares partilhados, acrescentando que as actividades têm o intuito de complementar “aquilo que também já é leccionado nas escolas”. O programa compreende um conjunto de actividades simples e dinâmicas, como explorações sensoriais de alimentos e jogos didáticos com diferentes produtos alimentares, sendo um dos propósitos do projecto criar uma maior ligação entre os alunos e o terreno. Segundo Maria João Botelho também é importante que os alunos “vejam e toquem em produtos”, para além de lerem sobre eles nos manuais escolares.
Algumas iniciativas tiveram também a participação e coordenação de docentes. Paula Ruivo, professora da Escola Superior Agrária, diz que é essencial que os alunos vão até às explorações ver mais produtos agrícolas, que reconheçam quais são os produtos e o seu valor e que compreendam e valorizem a questão da produção e da importância que esta tem na alimentação. A professora Rute Vítor também elogiou a importância da iniciativa, partilhando que um dos problemas do Ensino é a “falta de experimentação das ciências” nas escolas e que é com projectos como este que se pode ajudar a colmatar essa falha. “Vimos como os alunos gostam de experimentar e ver coisas novas e acho que é uma das razões que o projecto tem corrido tão bem. Não são precisos laboratórios caros, bastam actividades simples e dinâmicas”, afirmou ao nosso jornal.
A associação APRODER quer continuar a realizar mais projectos dentro deste tema e Maria João Botelho afirma que as iniciativas poderão no futuro expandir até outras faixas etárias, como a alunos do 2º Ciclo. Contudo, a mesma afirma que a ideia de ter escolhido crianças do primeiro ciclo foi precisamente pelo facto de que são de uma faixa etária em que ainda “não têm as suas opiniões fixas” e “são mais como esponjas que absorvem tudo”. Para além das actividades com os alunos, a APRODER, em coordenação com as câmaras municipais, tem também tentado promover hábitos de alimentação sustentável na população geral, ao promover a compostagem de alimentos e incentivar a redução de desperdício alimentar, com workshops e partilhas de conselhos e estratégias nas redes sociais.
O projecto “Alimentação Sustentável” é promovido pela APRODER, a CCDR LVT (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo) e a CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo), e conta também como apoio financeiro da União Europeia e o apoio financeiro Público Nacional.

Um “Guia para Docentes”

O projecto “Alimentação Sustentável” promoveu no dia 15 de Janeiro um workshop na Escola Superior Agrária, que consistiu na apresentação de um “Guia para Docentes” e na partilha e troca de experiências adquiridas ao longo do projecto. O evento teve uma modesta adesão e foi realizado presencialmente e por videoconferência. Ao longo do workshop alguns professores partilharam as suas experiências com o projecto e também o impacto que ele tem tido nos alunos, tendo também sido apresentado um Guia para Docentes. O Guia está a ser fornecido a professores de várias escolas da região e tem o intuito de ajudar os professores a transmitir com clareza aos alunos, os passos a seguir para se ter uma alimentação sustentável.
O projecto “Alimentação Sustentável” termina em Março de 2025 e estão planeados outros workshops para discutir outras questões importantes relacionadas com o tema. Ainda não há datas marcadas para os próximos workshops, mas espera-se que futuramente haja uma maior adesão à iniciativa.

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