Edição de 2003.11.06
Cultura e Lazer
O Cavalo no centro da festa
A Golegã “veste-se a rigor” para receber a XXVIII Feira Nacional do Cavalo e V Feira Internacional do Cavalo Lusitano, integradas na secular e decana das feiras portuguesas, a de S. Martinho.
Cultura e Lazer | 05-11-2003
Das peças do mestre ao museu do cavalo
Martins Correia continua a ser uma presença viva na Golegã, a terra onde nasceu e viveu parte da sua vida e a quem doou centenas de peças da sua autoria. Muitas das suas obras estão expostas no museu do mestre, que ocupa todo o primeiro andar do complexo Equuspolis. Mas apesar do espólio ser riquíssimo, do edifício se encontrar numa zona privilegiada, os visitantes não abundam.
Cultura e Lazer | 05-11-2003
Escrever para os netos
Sempre gostou de escrever, embora só depois de adulto tivesse completado o quarto ano de escolaridade. José Vieira de Sousa, nascido na Golegã há 76 anos, decidiu escrever a história da sua terra que é também a sua própria história. O livro chama-se “Golegã terra onde nasci”.
Cultura e Lazer | 05-11-2003
A arte de montar aprende-se na escola
Marco Boavista, agora com 11 anos, tem a paixão pelos cavalos. Aos cinco anos fugia para casa de uma vizinha para andar de cavalo. Quando entrou para a escola e os alunos começaram a poder aprender a montar, Marco ficou feliz. “Quando era pequeno”, diz ele, “só dava umas voltinhas, depois comecei a aprender e a ganhar esta paixão”.
Cultura e Lazer | 05-11-2003
Cavalos, castanhas e muita água-pé
As ruas da Golegã em tempo de São Martinho estão cheias de cavaleiros e de amazonas, de charretes e de outros carros de tracção animal. Mesmo os burricos que por lá se vão vendo ajudam a compor a emblemática feira que tem o mundo equestre como mote. A festa abriu na sexta-feira, 31 de Outubro, mas o grande movimento espera-se a partir de hoje, quinta-feira.
Cultura e Lazer | 05-11-2003