Edição de 2003.12.11
O poder local aqui tão perto
Vinhos com nome e tradição
A Adega Cooperativa de Alcanhões, C.R.L. (ACA) possui já grande quantidade dos seus vinhos certificados, com destaque para o Denominação de Origem Controlada (DOC) e Regionais Ribatejanos. As suas principais marcas são nesta altura “Cardeal Dom Guilherme”, “Terras do Paço” e “Frades Bentos”.
O poder local aqui tão perto | 10-12-2003
A ver passar os comboios
As passagens de nível da Linha do Norte são o maior obstáculo à qualidade de vida na freguesia de Alcanhões, onde as infraestruturas e serviços básicos dão resposta. Quem trabalha em Santarém perde regularmente minutos preciosos à espera que passem os comboios.
O poder local aqui tão perto | 10-12-2003
Um bancário com espírito de missão
Apesar de trabalhar em Lisboa, onde é funcionário bancário na Caixa de Crédito Central, o presidente da Junta de Freguesia de Alcanhões mantém residência na terra que o viu nascer há 43 anos. Levanta-se antes das sete da manhã, vai de carro até à estação de Santarém, onde apanha o comboio para a capital, e só volta cerca das 19h00, se o comboio e a travessia das passagens de nível não o atrasarem.
O poder local aqui tão perto | 10-12-2003
Termas em terra de vinhos
Além da qualidade dos seus vinhos, que ainda hoje perdura, Alcanhões já foi bastante afamada na região e no país pelas suas termas, cujas águas eram recomendadas para o tratamento várias doenças. Segundo um texto da autoria de Nunes Melro, publicado numa revista dedicada às Festas em Honra de Nossa Senhora das Maravilhas, que se realizaram em Alcanhões em 1973, as águas eram utilizadas para curar doenças de pele, reumatismo, gota, e até doenças de estômago, rins, fígado e bexiga.
O poder local aqui tão perto | 10-12-2003