Edição de 2008.04.23
Especial Ascensão
Prata da casa cimenta o convívio na Ascensão de 30 de Abril a 4 de Maio
Há de tudo, ou quase, na Semana da Ascensão. De tudo o que uma festa popular e ribatejana deve ter. Os touros são imprescindíveis. Os grandes espectáculos atraem visitantes. Mas o convívio e os reencontros são cimentados pelos artistas do concelho. A chamada prata da casa.
Especial Ascensão | 23-04-2008
O João das pipocas e dos balões
Durante anos marcou presença na Festa da Ascensão a vender pipocas e balões. As maleitas da esposa e o facto de já não o deixarem escolher o local para pôr o equipamento levaram-no a desistir do negócio.
Especial Ascensão | 23-04-2008
Há um terceiro braço em Luís Petisca que é o braço da guitarra
Nasceu na Chamusca há quarenta anos. Chama-se Luís Petisca e é um dos melhores tocadores de guitarra portuguesa. É também dos poucos que sabe ler uma pauta. A mãe, Maria Emília Vacas sempre esteve ligada ao teatro. O pai, José João Petisca, é artista de outras artes mas a família dele também esteve ligada ao teatro e à música. Um caso em que a genética se impôs.
Especial Ascensão | 23-04-2008
Conversa em ascensão à volta de uma foto antiga
Esqueçam a tradição, a religião, os trigais em flor de que fala a canção. A semana da Ascensão na Chamusca é um espaço de convívio, confraternização, reencontros. Para a maior parte do pessoal da terra a festa fazia-se apenas com touros, petiscos e copos. Alegria não falta.
Especial Ascensão | 23-04-2008
O MIRANTE faz a fita
Especial Ascensão | 23-04-2008
SMS, SMS, SMS
Ascensão rima com tradição mas o significado da rima não é conhecido pelos mais jovens. A globalização massifica. Apanhar a espiga é uma bizarria incompreensível. Tempo perdido que podia ser melhor utilizado a enviar SMS por telemóvel.
Especial Ascensão | 23-04-2008
Quando a espiga era apanhada a caminho do bailarico na casa do Crispim da Ponte
A espiga simboliza o pão, os ramos de oliveira a paz e a videira vinho e alegria. As flores, essas, têm um significado conforme sua cor: malmequer é ouro e prata (riqueza), papoila, amor e vida e o alecrim, saúde e força.
Especial Ascensão | 23-04-2008