Edição de 2008.12.24
Entrevista
“Existe discriminação das mulheres no acesso ao emprego”
As mulheres são as que mais sofrem o desemprego e a pobreza. Têm os ordenados mais baixos, mas ainda assim são as que acumulam mais horas de trabalho por serem as grandes cuidadoras da família. Os homens já partilham as tarefas, mas há um longo caminho a percorrer, diz a Conselheira Municipal para a Igualdade de Vila Franca de Xira, Helena Seita Gonçalves.
Entrevista | 23-12-2008
Director da Casa Lopes-Graça fala do compositor que queria que a sua obra servisse o povo
Ao fim de dez anos de trabalho foi inaugurada a Casa Memória Lopes-Graça, em Tomar, terra natal do compositor. António de Sousa, director científico da Casa e estudioso da obra conta como foi o seu encontro com o homem que não escrevia coisas “bonitinhas” e se recusava a ser “rouxinol”.
Entrevista | 23-12-2008
Uma feminista que fez carreira no reino do marialvismo
Nasceu no Rio de Janeiro, passou por Trás-os-Montes e por Coimbra e, já lá vão mais de quatro décadas, assentou arraiais em Santarém, onde fez carreira na Segurança Social. Entretanto aposentou-se, mas Elza Chambel não é mulher de ficar parada. Actualmente é presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. Aos 72 anos, continua a viver em alta rotação. Foi autarca, lutou contra a discriminação das mulheres na administração pública, fez teatro na universidade e diz que enquanto gostar do que faz não vai parar.
Entrevista | 23-12-2008