Edição de 2010.07.29
Entrevista

Chamavam-lhe “o Papa”
Ladislau Teles Botas ficará sobretudo para a história como o primeiro presidente da Câmara de Santarém eleito democraticamente. De 1976 a 1992 liderou o concelho mais importante do distrito, altura em que passou o testemunho. Nessa entrevista, o comendador Ladislau Botas dizia que não tinha grandes saudades da política e afirmava-se como um dos últimos líderes que a região teve.
Entrevista | 28-07-2010


Um homem da festa brava que nunca enfrentou um toiro
Comentador de corridas de toiros na RTP há 30 anos, director de um jornal semanário dedicado à tauromaquia, Francisco Morgado é um espectador crítico do fenómeno. Uma espécie de treinador de bancada que diz nunca ter tido o valor para se colocar à frente de um toiro bravo. Entusiasta da nova geração de protagonistas da festa brava e “farto dos velhos”, diz que os toiros de morte não fazem falta em Portugal e aplaude a política de preços baixos de que a praça de Santarém é um exemplo. Considera o público de Vila Franca de Xira “muito especial” e explica porque é “desproporcionado” o título de Sevilha portuguesa dado à cidade.
Entrevista | 28-07-2010


O matemático reservado que gosta de trabalhar nos bastidores
Mais de 200 especialistas da área da estatística, provenientes de várias partes do mundo, vão estar até sábado em Tomar numa conferência científica denominada “LinStat 2010- International Conference on Trends and Perspectives in Linear Statistical Inference”. As palestras decorrem no Instituto Politécnico, entidade que organiza o encontro em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Francisco Carvalho, 40 anos, dá aulas no Instituto Politécnico de Tomar há 15 anos. Licenciado em Estatística e doutorado em Matemática é o rosto da organização desta conferência. Elsa Ribeiro Gonçalves
Entrevista | 28-07-2010
