Edição de 2010.08.12
Festas de Nossa Senhora do Castelo
Nossa Senhora do Castelo celebrada de 13 a 18 de Agosto em Coruche
Em ano de maiores dificuldades para angariar apoios, a Comissão Organizadora das Festas em honra de Nossa Senhora do Castelo aposta em música para diferentes públicos e no reforço da festa taurina. Mas não faltará um grande concerto, desta vez com Rui Veloso e duas touradas, uma das quais mista, com um cartel de luxo.
Festas de Nossa Senhora do Castelo | 11-08-2010
Quando os peregrinos chegavam de carroça e havia procissões com mil anjinhos
João de Matos Cravidão nasceu em Cabeção (Mora), viveu a juventude em Almeirim e reside em Coruche desde 1940. Aos 86 anos, é daqueles cidadãos que está em quase todas as iniciativas públicas realizadas na vila. Foi dirigente associativo em várias colectividades, jogador de futebol e negociante de madeira, actividade que seguiu do pai. Ricardo Carreira
Festas de Nossa Senhora do Castelo | 11-08-2010
Beatriz Felizardo tem 12 anos mas já canta fado como gente grande
Foi finalista do concurso televisivo “Uma Canção Para Ti”. O seu maior sonho é poder cantar um dia ao lado da sua conterrânea Ana Moura. Por enquanto continua a estudar música. A mãe Cidália deu uma ajuda na entrevista.
Festas de Nossa Senhora do Castelo | 11-08-2010
O tocador de bombo da fanfarra que não arrisca malabarismos para não ficar mal na fotografia
Festas de Nossa Senhora do Castelo | 11-08-2010
E viva a festa que é tão variada
Há quem goste mais da procissão. Outros dizem preferir o cortejo etnográfico. Há quem garanta não perder os grandes concertos, como o de Rui Veloso marcado para este ano. Todos gostam do convívio. Sobre o atraso na abertura do novo serviço de emergência ninguém fala. Mas há quem diga que mais espaços para estacionar eram bem-vindos.
Festas de Nossa Senhora do Castelo | 11-08-2010
A menina de Lisboa que chocou Coruche nos anos setenta
Chegou a Coruche em 1979 e não foi bem recebida apesar de ser casada com um filho da terra. Lisboeta, imagem típica dos anos sessenta com cabelo pela cintura, Luísa Portugal foi motivo de falatório. Impôs-se pelo trabalho. Foi directora do centro de saúde, foi deputada e agora dirige o Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria II, que engloba os Centros de Saúde de Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Coruche, Benavente e Salvaterra de Magos e onde trabalham 400 pessoas. Passou de doutora a gestora e diz que gosta.
Festas de Nossa Senhora do Castelo | 11-08-2010