Edição de 2011.07.14
Sociedade
Casa do Povo de Manique vai assumir gestão do futuro Centro de Dia da Maçussa
O Centro de Dia da Maçussa, no concelho de Azambuja, foi construído na antiga escola primária da freguesia. A instituição irá funcionar como extensão da Casa do Povo de Manique do Intendente. O transporte será assegurado pela junta de freguesia.
Sociedade | 13-07-2011
Um pastor que ainda resiste nos montes de Arcena
Adelino Marques, 77 anos, teve 10 irmãos e foi obrigado a fazer-se cedo ao trabalho. Passou por uma fábrica na Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira, antes de tornar-se pastor a tempo inteiro. O seu rebanho chegou a ter 80 ovelhas. Hoje um dos últimos pastores de Arcena, freguesia de Alverca, só tem forças para tomar conta de cinco. O seu maior sonho era ter conseguido comprar e conduzir um carro. Objectivo difícil de alcançar para quem não chegou a ir à escola.
Sociedade | 13-07-2011
Falta fiscalização em muitos armazéns de Samora Correia e Porto Alto
Perto de meia centena de armazéns do Porto Alto e Samora Correia vendem produtos ao público em geral quando só deveriam comercializar a grosso. O alerta é deixado pelo presidente da Câmara Municipal de Benavente, que garante que já fez a experiência acompanhado de uma jurista da autarquia.
Sociedade | 13-07-2011
Pássaros selvagens são fonte de rendimento ilegal no concelho de Benavente
Nos campos e nas várzeas do concelho de Benavente há cada vez mais gente a apanhar pássaros ilegalmente. A actividade envolve riscos mas para muitos o perigo compensa, sobretudo quando se trata de uma actividade em que os ganhos passam à margem da lei.
Sociedade | 13-07-2011
Projecto governamental de reavaliação do encerramento de escolas sem efeito na região
O projecto do novo Governo de reavaliar os encerramentos dos estabelecimentos de ensino com menos de 21 alunos não vai ter efeitos práticos nos concelhos de Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. Quatro escolas de Azambuja e duas de Vila Franca de Xira vão mesmo fechar portas e só uma escola em Benavente vai continuar a funcionar por ter o número de alunos mínimo necessário.
Sociedade | 13-07-2011
Há cada vez mais gente a querer comprar em vida um lugar para ocupar no cemitério
São cada vez mais as pessoas que ainda em via querem comprar a campa que vão ocupar no cemitério. Em Azambuja e Benavente isso já não é possível por questões de espaço. Autarquias temem ficar sem espaço para quem realmente precisa.
Sociedade | 13-07-2011