Facetas Cerâmicas e Digital Smile Design
O que são? Facetas Cerâmicas são finas lâminas em cerâmica, fabricadas em laboratório, cimentadas permanentemente à superfície dos dentes (por norma aos da frente), melhorando a sua aparência através da correção da cor, forma e posição dos dentes.
Em que consiste o tratamento com Facetas Cerâmicas? É realizada uma preparação ao dente através do desgaste do esmalte, de seguida é criado um molde e enviado para o laboratório para a Faceta Cerâmica ser confecionada. Durante o processo o dente já preparado é coberto com uma substância temporária. Após o fabrico é retirada a faceta temporária e a Faceta em Cerâmica é cimentada ao dente.
Quais as vantagens do Tratamento com Facetas em Cerâmica? Além de ser indolor, através deste tratamento pode ter de uma forma rápida o sorriso com que sempre sonhou, através da correção de dentes mal posicionados, desgastados, com alterações de cor e para o encerramento de espaços interdentários (diastemas).
O programa Digital Smile Design (DSD) é uma das mais recentes técnicas de inovação e modernidade na área da Medicina Dentária, tratando-se de um software onde são trabalhadas imagens fotográficas do paciente para elaboração de um tratamento estético. Com ele, o paciente já consegue visualizar como será o resultado da mudança do sorriso antes mesmo de começar o tratamento. O DSD funciona basicamente deste modo: uma consulta inicial onde o Médico Dentista especializado em estética oral faz a recolha de vários ângulos fotográficos do sorriso do paciente, posteriormente, com essas imagens, o software cria o desenho do sorriso ideal específico para aquele paciente. O passo seguinte será a execução de um molde do sorriso desenvolvido e adapta sobre o sorriso atual do paciente seguido de nova recolha fotográfica. Como resultado o paciente tem a plena perceção visual de como irá ficar se optar por seguir com a conclusão efetiva do tratamento.
Dr. Diogo Baptista*
* Médico Dentista - Director Clínico DENTICARE – Santarém; especialista em Reabilitação Oral pela FMD – Universidade de Lisboa; Assistente de Reabilitação Oral do ISCS – Egas Moniz.