Guarda Rios

Um passeio à província
O Guarda-Rios acompanhou a visita do Secretário de Estado das Infraestuturas a Azambuja e ficou com dúvidas se não se tratou simplesmente de um passeio do governante para desenjoar dos ares da capital. Guilherme d’Oliveira Martins (o filho) reuniu com o presidente de câmara Luís de Sousa e assim que a reunião privada terminou a comitiva entrou numa carrinha para dar uma volta ao concelho. De novidades não ficou nada e se não fosse o assessor de comunicação do município a mandar parar a viatura a meio do périplo e nem tinha havido oportunidade para os jornalistas fazerem as fotos da praxe e colocar duas questões de circunstância. Enfim, foi o que se chama um passeio à senhora da asneira...
Guarda Rios | 20-10-2016


Qual fotografia, qual quê
As exposições curatoriais da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira abriram ao público na última semana em vários locais da cidade. A apresentação à imprensa decorreu na fábrica das palavras e, apesar do aparato causado pela apresentação das imagens, poucos foram os que, estando na biblioteca, se ralaram com o que estava a acontecer. A maioria permaneceu sentada a ler e a escrever. Até porque, bem vistas as coisas, numa biblioteca não se fotografa, não é?
Guarda Rios | 20-10-2016


Harpejanços!!!
O artesão José Sequeira inaugurou em Aveiras de Cima uma exposição onde estão quatro imponentes harpas. Durante a visita ao local, o presidente da Junta de Freguesia, António Torrão (à esquerda na foto) que é Sportinguista, fez uma alusão que pretendia ser de humor ao facto de nenhum dos instrumentos ter cordas de cor verde mas o artista não percebeu a piada e estendeu-se numa longa explicação sobre o facto de a aplicação de qualquer tinta nas cordas ir interferir com a maneira como as mesmas vibram e consequentemente sobre o seu afinamento. Pala cara do autarca o Guarda-Rios depreende que ficou a saber mais sobre música e essencialmente sobre o momento certo para dizer piadas!
Guarda Rios | 20-10-2016


Apagão
Em frente à Fundação CEBI de Alverca, local frequentado por milhares de crianças, existem três passadeiras que estavam quase invisíveis. Atentos ao problema os responsáveis autárquicos mandaram pintá-las mas curiosamente só duas foram pintadas. Faltou a tinta para a terceira ou o trabalho não foi concluído por ter aparecido outro mais urgente para fazer?
Guarda Rios | 20-10-2016


Uma arte incompreendida
Os jornalistas foram convidados na última semana para serem os primeiros a ver a nova mostra curatorial inserida na programação da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira. Se as fotos ainda se compreenderam, já a improvisada instalação cultural que estava numa das salas era mais críptica ao olhar…
Guarda Rios | 20-10-2016


Verde que te quero verde...ai, ai,ai...
Vários espaços verdes na urbanização da Malvarosa em Alverca estão ao abandono mas a natureza lá vai fazendo o seu caminho e cria novas formas de organização e gera novas plantas, criando jardins de novo tipo que um dia destes ainda vão aparecer em revistas internacionais de arte.
Guarda Rios | 20-10-2016


Modernices
A biblioteca de Vila Franca de Xira tem vários jornais e revistas à disposição dos leitores e também computadores onde as pessoas podem navegar à vontade na rede. Mas quem quiser consultar os jornais diários na internet terá de usar um tablet disponibilizado no primeiro piso por causa das assinaturas serem pagas. A boa notícia é que O MIRANTE continua a poder ser consultado em todo o lado.
Guarda Rios | 20-10-2016

Destaques

Feira Nova de Santa Iria em Ourém de 25 a 30 de Outubro
Certame decorre no Centro de Negócios de Ourém e no Mercado Municipal
Edição de 20-10-2016

Gosto de liderar, de mediar e de resolver ou de ajudar a resolver problemas
Andrea Firmino, 34 anos, advogada com escritórios no Cartaxo e em Lisboa
Edição de 20-10-2016

Jovem do Cartaxo apostou num ofício em risco de extinção
Fernando Santos é sapateiro no Cartaxo. Admite ter tido vergonha do que faz mas percebeu que aquele é um trabalho como outro qualquer. “As pessoas ficam contentes por ver um cachopo trabalhar num ofício que pensam que é para velhos”, sublinha.
Edição de 20-10-2016