Escola Dr. Manuel Fernandes no primeiro lugar do ranking do Ensino Profissional
Sucesso assenta no número reduzido de alunos e no trabalho deles e dos professores
A Escola Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, ocupa o primeiro lugar do ranking nacional do Ensino Profissional relativo a 2015/2016, ano lectivo a que reportam os últimos dados divulgados a 3 de Fevereiro pelo Ministério da Educação.
Dos 687 estabelecimentos avaliados a Escola Dr. Manuel Fernandes foi a que melhor desempenho mostrou ao apresentar uma taxa de conclusão em três anos de 95%, sendo que a média das escolas semelhantes foi de 58%.
Outra informação a destacar é o facto da escola, onde funciona o ensino regular e o profissional, ocupar o primeiro lugar a nível do Ensino Profissional entre 100 estabelecimentos, dos quais 65 são exclusivamente profissionais.
Os resultados no ensino profissional da Escola Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, contradizem a convicção instalada de que os alunos do ensino secundário inscritos em cursos profissionais têm mais sucesso se frequentarem escolas exclusivamente de ensino profissional.
Este reconhecimento nacional “foi uma surpresa” para o director da Escola, Alcino Hermínio, que acredita que o segredo do sucesso passa pelo número reduzido de alunos e pelo trabalho dos próprios e dos professores.
Salienta que essa tem sido uma característica do ensino profissional naquela escola há vários anos e destaca as poucas desistências, o facto de os alunos estarem muito motivados e o acompanhamento muito próximo que é feito por docentes e assistentes.
No ano do estudo a Escola Dr. Manuel Fernandes tinha a funcionar três cursos: no 12º ano, Energias Renováveis e Técnico de Apoio à Infância; no 10º e 11º, Artes do Espetáculo - Interpretação e Energias Renováveis”. No presente ano lectivo a Escola Dr. Manuel Fernandes oferece no 12º ano Artes do Espectáculo - Interpretação e Energias Renováveis e no 10º o curso de Técnico de Soldadura e Artes do Espetáculo - Interpretação.
Uma das vertentes daqueles cursos é a forte ligação às empresas, onde os alunos têm formação em contexto de trabalho e estágio, o que tem contribuído para o sucesso do ensino profissional.