uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Meio século de experiência na produção de melão e melancia
Luís Fidalgo deu continuidade em 2011 ao negócio do pai

Meio século de experiência na produção de melão e melancia

Micro Empresa do Ano - Fidalgo Casa Agrícola - Alpiarça

A Fidalgo Casa Agrícola, com origem em Alpiarça, já produz melão há meio século. Luís Fidalgo prosseguiu o negócio do pai em 2011, depois de tirar o mestrado em sistemas de prevenção e controlo alimentar, imprimindo um novo cunho à empresa. As vendas deixaram de ser feitas a retalho, a intermediários, e a empresa passou a negociar com as grandes superfícies. No ano passado a casa agrícola fez 28 hectares de melão e melancia nos campos da empresa em Vale de Cavalos, concelho da Chamusca.
Perto dos terrenos onde são produzidos o melão e melancia a empresa construiu pavilhões com todas as condições para armazenar, acondicionar e expedir a mercadoria. A actividade é sazonal e por isso a empresa conta com colaboradores apenas nas alturas da plantação, colheita e expedição do produto. Ao todo em cada campanha há dez trabalhadores no armazém e no campo. A nível de maquinaria a empresa tem dois tractores equipados com modernas alfaias para todos os trabalhos agrícolas relacionados com a produção de melão e melancia.
Actualmente fornece os grandes distribuidores como a Sonae, Jumbo e Makro. A ambição de Luís Fidalgo, 41 anos, é poder vir a exportar mas primeiro quer ter os pés bem assentes na terra e prefere esperar a oportunidade e o momento certos.
Todos os anos a empresa avalia os riscos das produções e faz a quantidade de melão que perspectiva ser absorvida pelo mercado, para evitar sobras e prejuízos. Quando não está a fazer melão, a Fidalgo Casa Agrícola usa uma pequena parte dos terrenos para produzir trigo, em média sete hectares por ano.
A maior preocupação actual é uma nova praga que afecta esta cultura, conhecida por vírus Nova Deli. É por isso que este ano decidiu fazer uma quantidade menor de melão e melancia, cerca de 22 hectares. A decisão destina-se a evitar o aumento do risco de prejuízos e é também uma forma de controlar melhor a praga.
Luís Fidalgo aposta numa empresa com garantias e para isso a Fidalgo Casa Agrícola dispõe de certificação, o que garante uma mais-valia nas relações com o mercado. Além da Produção Integrada (sistema de produção de qualidade baseado em boas práticas agrícolas e de gestão racional dos recursos naturais), a empresa detém o GlobalGAP, um certificado que é uma referência e um dos que é mais reconhecidos a nível internacional. A organização e rapidez são outras vantagens da Fidalgo Casa Agrícola, já que o melão colhido não permanece mais de 24 horas no armazém, garantindo assim todas as boas características do produto.
Para além do trigo que faz e comercializa para um importador na Suíça o mesmo acontece com o vinho Fidalgo C Agrícola. Aquele negócio foi potenciado numa das visitas empresariais promovidas pela Associação Empresarial da Região de Santarém – Nersant.

Meio século de experiência na produção de melão e melancia

Mais Notícias

    A carregar...