Cavaleiro Andante
Para o ano é que é!
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), António Ceia da Silva, fez questão de envergar uma gravata azul durante a cerimónia de entrega de prémios da ERTAR, que decorreu no domingo, 6 de Maio, um dia depois do Futebol Clube do Porto se ter sagrado campeão nacional de futebol. Ceia da Silva, benfiquista ferrenho, explicou que colocou a gravata azul porque gosta de reconhecer o mérito a quem ganha. “Foram melhores que nós esta época”, admitiu. Mas no final do seu discurso afirmou que no próximo ano vai voltar a utilizar uma gravata vermelha, pois o SLB vai voltar a ser campeão. É a chamada táctica do “bola p’rá frente e fé em Deus”...
Cavaleiro Andante | 10-05-2018
Um ano para esquecer
Tem sido um ano aziago para o deputado e vereador da Câmara de Santarém Nuno Serra, nomeadamente em termos partidários. Nas eleições nacionais do PSD apoiou Santana Lopes contra Rui Rio e perdeu. No fim-de-semana passado perdeu a liderança da distrital de Santarém do PSD para o até então seu vice-presidente João Moura e viu a sua facção perder também o poder na concelhia escalabitana. E como se isso não bastasse, para cúmulo do azar, ainda viu o seu Benfica falhar o penta... É realmente muito melão junto!
Cavaleiro Andante | 10-05-2018
Obrigadinho senhores deputados. Obrigadinho!!!
Os deputados Heitor de Sousa e Carlos Matias, do Bloco de Esquerda, querem saber porque é que a empresa pública Infraestruturas de Portugal nunca mais coloca umas prometidas lombas redutoras de velocidade, no troço da Estrada Nacional 110 que atravessa a Atalaia, no concelho de Vila Nova da Barquinha, e fizeram a pergunta ao Ministério do Planeamento. O Cavaleiro Andante sabe que a intenção de colocar lombas é bem intencionada mas lembra que isso vai fazer com que muitos condutores comecem finalmente a utilizar o troço da A13 naquela zona, mesmo pagando portagem, para evitarem atravessar a Atalaia a vinte à hora. E quem fica a lucrar, quem é?
Cavaleiro Andante | 10-05-2018
Chamem as cabras sapadoras
O Jardim do Carrascal, em Minde, foi invadido por uma densa vegetação daninha que já tapa as flores e chega a meio dos troncos das oliveiras. Um rico petisco a que qualquer cabra sapadora que se preze chamaria um figo... É só uma questão de as convidar.
Cavaleiro Andante | 10-05-2018
Pode ser saudade!
As sessões da Assembleia Municipal de Alcanena primam pela particularidade de ser feita a chamada oral dos deputados que depois de responderem “presente!” assinam a folha de presenças. O Cavaleiro Andante regista a prática e estranha que só em Alcanena tal aconteça. Será nostalgia dos tempos da escola primária do século XX??
Cavaleiro Andante | 10-05-2018
Toys...
O Cavaleiro Andante foi descobrir em Seia, no Museu do Brinquedo, algum material didáctico dos tempos em que os computadores ainda não existiam. Para quem não saiba os dois objectos em madeira que aparecem na foto eram efectivamente brinquedos educativos e por isso estão naquele local, mas infelizmente naquela altura não havia democracia nem igualdade e só os professores tinham direito a brincar com eles.
Cavaleiro Andante | 10-05-2018
Desperdícios
A eleita do CDS/PP na Assembleia Municipal de Santarém, Patrícia Fonseca, ficou chateada por ter sido chumbada uma moção apresentada na sessão de Fevereiro sobre o combate ao desperdício alimentar e aproveitou a sessão de 30 de Abril para lamentar o facto, nomeadamente a posição negativa assumida pela bancada do PSD. Patrícia Fonseca, que também é deputada na Assembleia da República, questionou o presidente da câmara Ricardo Gonçalves (PSD) sobre o assunto e gerou-se um ping-pong de uns bons minutos à maneira de muitos estéreis debates parlamentares. Porque se quanto à questão em concreto não se chegou a grandes conclusões, já quanto ao desperdício de tempo e palavreado ficaram todos devidamente elucidados...
Cavaleiro Andante | 10-05-2018
Olhar...para cima!
A Vacuum Oil Company, hoje conhecida por Mobil, vendia em Portugal, no princípio do século XX a gasolina Auto-Gazo. A empresa, para além de ter editado o primeiro mapa de estradas do país em 1915, foi uma das que contribuiu financeiramente para os nossos primeiros sinais de trânsito, que eram esmaltados e bem resistentes. Quem tiver dúvidas, experimente olhar para a parede lateral da pastelaria Bijou, no Largo do Seminário, quando for a Santarém. Ali, no meio de uma das muitas obras de arte das nossas empresas actuais, que pouco mais sabem fazer do que ganhar dinheiro, vai encontrar uma das famosas placas da Vacuum, a uma altura que a tem protegido do vandalismo...contemporâneo.
Cavaleiro Andante | 10-05-2018
A mão de Relvas
Depois da famosa ‘mão de Deus’ - como ficou conhecido o célebre golo de Maradona que ajudou a dar um título mundial de futebol à Argentina em 1986 - apareceu agora a mão de Miguel Relvas. Segundo o jornal Público, o ex-líder da distrital de Santarém do PSD e figura de topo do partido continua a mexer os cordelinhos nos bastidores e desta vez deu uma ajuda preciosa ao seu afilhado de casamento João Moura, nas eleições para a distrital ribatejana em que derrotou o anterior líder Nuno Serra, de quem era vice-presidente. Como diz o povo: quem sabe nunca esquece...
Cavaleiro Andante | 10-05-2018
Destaques
Há uma ribatejana a dar nas vistas no esqui alpino
Marta Carvalho vive em Santarém, longe da Serra da Estrela, mas isso não a impede de ser campeã nacional de esqui no seu escalão há quatro anos consecutivos. E já foi chamada à selecção nacional. Deslizar na neve a grande velocidade é uma paixão.
Edição de 10-05-2018